Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Psicomotricidade A

Código: 40-727

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

 

1 EMENTA

Significação das fontes epistemológicas e compreensão das concepções históricas sobre a psicomotricidade. Desenvolvimento dos principais fundamentos e elementos da educação psicomotora. Relações entre psicomotricidade, movimento e educação física.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Desenvolver estudos teórico/práticos acerca da psicomotricidade como prática educativa;
  • Confrontar as diferentes concepções e vertentes da psicomotricidade e suas implicações nos espaços educativos;
  • Relacionar o estudo da psicomotricidade enquanto ciência e o desenvolvimento do movimento humano na educação física escolar;
  • Vivenciar as práticas psicomotoras na perspectiva das abordagens funcional e relacional do movimento.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Fontes epistemológicas da psicomotricidade;

Significados da psicomotricidade na perspectiva biopsicossocial;

Raízes históricas da psicomotricidade e as abordagens: evolucionista, funcional e relacional;

Psicomotricidade: a relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Piaget e Vygotsky;

Principais elementos psicomotores: conhecimento corporal, imagem corporal, esquema corporal, lateralidade, tônus, postura e equilíbrio, coordenação motora global (coordenação óculo-manual; óculo-pedal), coordenação motora fina, orientação (estruturação espacial e estruturação temporal), ritmo e relaxamento;

Circuito funcional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões

Prática psicomotora educativa relacional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões com crianças;

 

 

4 METODOLOGIA

A metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a problematização da relação teoria e prática. Ela se efetivará através de atividades tais como: pesquisa, pesquisa-ação, investigação crítica, análise e discussões de textos e/ou livros, elaboração e apresentação de trabalhos.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do processo será constante, realizada através de testes e provas escritas. Seminários. Elaboração de textos.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

GO, TANI. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SANTOS, S.M. P. O brincar na escola/metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LE BOULCH, J.O Desenvolvimento Psicomotor o nascimento até 6 anos: conseqüências educativas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A educação física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.