40-723 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CURRÍCULO E PLANEJAMENTO Departamento de Ciências da Saúde Carga Horária: 30 h (Teórico: 30h) Créditos: 02
EMENTA Organiza os conhecimentos construídos durante o processo de formação profissional de cada uma das etapas do componente curricular Educação Física na Educação Básica, bem como dos temas transversais/contemporâneos e da elaboração de uma proposta curricular.
OBJETIVOS Entender a estruturação do componente curricular em Educação Física Escolar. Proporcionar ao aluno noções de estruturação do componente curricular em Educação Física. Oportunizar a dinâmica curricular, traçando objetivos para este componente. Selecionar conteúdos, métodos e critérios de avaliação nos diferentes níveis de ensino.
CONTEÚDO CURRICULAR 1) Cultura, currículo e prática escolar: Conceitos, teorias e seleção do currículo. 2) Cultura Corporal, Educação Física e a prática escolar: O entendimento do currículo na Educação Física Escolar. 3) Planejamento da Proposta curricular: Objetivos, conteúdos, métodos e critérios de avaliação para os diferentes níveis de ensino.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, trabalhos em grupo e elaboração de uma proposta curricular para a Educação Física.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo acadêmico nas atividades realizadas em aula e elaboração da proposta.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA Câmpus de Erechim PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a Organização Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008. RIO GRANDE DO SUL. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens códigos e suas tecnologias. Porto Alegre, RS: Secretaria de Estado da Educação, 2009. TAFFAREL, C. Z.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Currículo e Educação Física: Formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Câmpus de Erechim COLL, C. et al. Os conteúdos da reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2006. PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Codex, 2001. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002. SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
|