Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física Escolar: Currículo e Planejamento

Código: 40-723

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Organiza os conhecimentos construídos durante o processo de formação profissional de cada uma das etapas do componente curricular Educação Física na Educação Básica, bem como dos temas transversais/contemporâneos e da elaboração de uma proposta curricular.

 

2 OBJETIVOS

  • Entender a estruturação do componente curricular em Educação Física Escolar.
  • Proporcionar ao aluno noções de estruturação do componente curricular em Educação Física.
  • Oportunizar a dinâmica curricular, traçando objetivos para este componente.
  • Selecionar conteúdos, métodos e critérios de avaliação nos diferentes níveis de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

1) Cultura, currículo e prática escolar:

a) Conceitos, teorias e seleção do currículo.

 

2) Cultura Corporal, Educação Física e a prática escolar:

a) O entendimento do currículo na Educação Física Escolar.

 

3) Planejamento da Proposta curricular:

a) Objetivos, conteúdos, métodos e critérios de avaliação para os diferentes níveis de ensino.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, trabalhos em grupo e elaboração de uma proposta curricular para a Educação Física.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula e elaboração da proposta.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a Organização Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens códigos e suas tecnologias. Porto Alegre, RS: Secretaria de Estado da Educação, 2009.

TAFFAREL, C. Z.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Currículo e Educação Física: Formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLL, C. et al. Os conteúdos da reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2006.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Codex, 2001.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002.

SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas