DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Oficina de Experiência Docente D Código: 40-720 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em handebol sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES: Unidade 1 - Experiências de Ensino de Handebol: 1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de handebol; 1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos de handebol; 1.3. Planejamento didático de conteúdos do handebol; 1.4. Estudos individuais aplicados ao handebol.
4. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GRECO, P. J. e ROMERO, J.F. (org). Manual de Handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012. MESQUITA, I. Pedagogia do Treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001. OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. SANTOS, L. R. G. Handebol: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
|