Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente D

Código: 40-720

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em handebol sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos do handebol;
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de handebol a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino
  • Vivenciar experiências de ensino em handebol mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico pratica;

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES:

Unidade 1 - Experiências de Ensino de Handebol:

1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de handebol;

1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos de handebol;

1.3. Planejamento didático de conteúdos do handebol;

1.4. Estudos individuais aplicados ao handebol.

 

 

4. METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GRECO, P. J. e ROMERO, J.F. (org). Manual de Handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.

MESQUITA, I. Pedagogia do Treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001.

OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

SANTOS, L. R. G. Handebol: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.