Departamento: Departamento Ciências da Saúde Disciplina: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO A Código: 40-719 Carga-horária: 60h (Teórica: 30h/Prática: 30h) Créditos: 04
EMENTA Estudo dos princípios e conceitos básicos do crescimento e do desenvolvimento motor e sua relação com teorias de desenvolvimento humano para planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Estudo das características e mudanças antropométricas, cognitivas, motoras, sócio afetivas e fisiológicas que ocorrem no ser humano ao longo de sua vida e dos fatores que podem influenciar nesse processo. Estudo das teorias do desenvolvimento motor numa perspectiva global de desenvolvimento humano e sua relação com a atividade física/exercício físico/esporte diferentes faixas etárias.
OBJETIVOS • Compreender os processos de crescimento e desenvolvimento, maturação e desenvolvimento motor do ser humano relacionando com as teorias do desenvolvimento humano. • Identificar e discutir as implicações do crescimento, desenvolvimento e desenvolvimento motor e aplicar no planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. • Caracterizar as etapas e os processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características antropométricas, motoras, sócio afetivas, fisiológicas e cognitivas do ser humano em diferentes faixas etárias. • Compreender os princípios básicos que fundamentam as teorias do desenvolvimento motor e identificar os fatores que afetam o desenvolvimento motor durante o ciclo da vida e analisar as características de movimentos e habilidades motoras fundamentais dos • Conhecer o processo evolutivo do desenvolvimento motor e analisar as características de movimentos e habilidades motoras fundamentais dos indivíduos do nascimento à terceira idade • Aplicar conceitos e teorias estudadas à investigação científica e a implementação de programas no campo de ação do movimento humano. CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 – Conceitos e Fundamentos do Crescimento e desenvolvimento Humano: • Conceituação e Princípios de Desenvolvimento Humano. • Teorias de Desenvolvimento Humano e a relação com a Educação Física. • Métodos de estudo desenvolvimento humano.
Unidade 2 - Fundamentos do Desenvolvimento Motor: • Conceito de Desenvolvimento Motor. • História do Desenvolvimento Motor. • Diferença entre Desenvolvimento, Crescimento, Maturação e experiência. • Idade Cronológica e biológica (esquelética, dental, morfológica e sexual). • Classificação do desenvolvimento através da idade cronológica. • Teoria do desenvolvimento motor. • Modelo de desenvolvimento motor de Gallahue. • Fases motoras reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. • Interferência de Fatores Biológicos, Físicos e Ambientais sobre o Desenvolvimento Motor.
Unidade 3 - Crescimento e Desenvolvimento Motor ao longo do ciclo da vida: • Características antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas conforme a idade e o gênero pertinentes a cada período do ciclo da vida. • O desenvolvimento motor na primeira infância - Fatores Pré-Natais que afetam o desenvolvimento motor - Crescimento Pré-Natal e Infantil - Reflexos Infantis e estereótipos rítmicos - Habilidades Motoras Rudimentares • O desenvolvimento motor na infância - Crescimento e desenvolvimento na infância - Habilidades Motoras Fundamentais - Desenvolvimento Físico, Percepto-Motor e Autoconceito na criança • O desenvolvimento motor na Adolescência - Crescimento, desenvolvimento e maturidade física na adolescência - Habilidades Motoras Especializadas - Mudanças de aptidão na adolescência • O desenvolvimento motor na Idade Adulta - Aptidões fisiológicas em adultos - Desempenho motor em adultos - Desenvolvimento biopsicossocial dos adultos • O desenvolvimento motor no idoso - Alterações Fisiológicas em idosos - Desempenho Motor em idosos - Desenvolvimento Biopsicossocial dos idosos - Socialização do Idoso
Unidade 4 - Aplicação do conhecimento: • Sistematização, Planejamento e vivência de atividades apropriadas para o desenvolvimento motor em cada faixa etária do ciclo da vida. • Relação entre as teorias estudadas do desenvolvimento motor à investigação científica e a implementação de programas no campo de ação do movimento humano, Educação física e saúde. • Avaliação do desenvolvimento motor.
METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, trabalhos individuais, vivências práticas e atividades de grupo.
AVALIAÇÃO A avaliação do aluno será feita por meio de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2001. PAPALIA, D.; OLDS, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DESSEN, M. A. & COSTA Jr., A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. ERIKSON, ERIK H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. HAYWOOD, K . M; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. VIGOTSKY, L.S.; COLE, M. (Org) A formação social da mente e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
|