DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Humano A Código: 40-719 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Estudo dos princípios e conceitos básicos do crescimento e do desenvolvimento motor e sua relação com teorias de desenvolvimento humano para planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Estudo das características e mudanças antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas que ocorrem no ser humano ao longo de sua vida e dos fatores que podem influenciar nesse processo. Estudo das teorias do desenvolvimento motor numa perspectiva global de desenvolvimento humano e sua relação com a atividade física/exercício físico/esporte diferentes faixas etárias.
2. OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade I – Conceitos e Fundamentos do Crescimento e desenvolvimento Humano Conceituação e Princípios de Desenvolvimento Humano Teorias de Desenvolvimento Humano e a relação com a Educação Física Métodos de estudo desenvolvimento humano
Unidade II - Fundamentos do Desenvolvimento Motor Conceito de Desenvolvimento Motor História do Desenvolvimento Motor Diferença entre Desenvolvimento, Crescimento, Maturação e experiência Idade Cronológica e biológica (esquelética, dental, morfológica e sexual) Classificação do desenvolvimento através da idade cronológica Teoria do desenvolvimento motor Modelo de desenvolvimento motor de Gallahue Fases motoras reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada Interferência de Fatores Biológicos, Físicos e Ambientais sobre o Desenvolvimento Motor
Unidade III - Crescimento e Desenvolvimento Motor ao longo do ciclo da vida. - Características antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas conforme a idade e o gênero pertinentes a cada período do ciclo da vida.
O desenvolvimento motor na primeira infância - Fatores Pré-Natais que afetam o desenvolvimento motor - Crescimento Pré-Natal e Infantil - Reflexos Infantis e estereótipos rítmicos - Habilidades Motoras Rudimentares
O desenvolvimento motor na infância - Crescimento e desenvolvimento na infância - Habilidades Motoras Fundamentais - Desenvolvimento Físico, Percepto-Motor e Autoconceito na criança
O desenvolvimento motor na Adolescência - Crescimento, desenvolvimento e maturidade física na adolescência - Habilidades Motoras Especializadas - Mudanças de aptidão na adolescência
O desenvolvimento motor na Idade Adulta - Aptidões fisiológicas em adultos - Desempenho motor em adultos - Desenvolvimento biopsicossocial dos adultos
O desenvolvimento motor no idoso - Alterações Fisiológicas em idosos - Desempenho Motor em idosos - Desenvolvimento Biopsicossocial dos idosos - Socialização do Idoso
Unidade IV - Aplicação do conhecimento Sistematização, Planejamento e vivência de atividades apropriadas para o desenvolvimento motor em cada faixa etária do ciclo da vida. Relação entre as teorias estudadas do desenvolvimento motor à investigação científica e a implementação de programas no campo de ação do movimento humano, Educação física e saúde. Avaliação do desenvolvimento motor
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, trabalhos individuais, vivências práticas e atividades de grupo.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do aluno será feita por meio de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2001. PAPALIA, D.; OLDS, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DESSEN, M. A. & COSTA Jr., Á Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. ERIKSON, ERIK H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. HAYWOOD, K . M; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. VIGOTSKY, L.S.; COLE, M. (Org) A formação social da mente e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
|