Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Humano A

Código: 40-719

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo dos princípios e conceitos básicos do crescimento e do desenvolvimento motor e sua relação com teorias de desenvolvimento humano para planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Estudo das características e mudanças antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas que ocorrem no ser humano ao longo de sua vida e dos fatores que podem influenciar nesse processo. Estudo das teorias do desenvolvimento motor numa perspectiva global de desenvolvimento humano e sua relação com a atividade física/exercício físico/esporte diferentes faixas etárias.

 

 

2. OBJETIVOS

  • Compreender os processos de crescimento e desenvolvimento, maturação e desenvolvimento motor do ser humano relacionando com as teorias do desenvolvimento humano.
  • Identificar e discutir as implicações do crescimento, desenvolvimento e desenvolvimento motor e aplicar no planejamento e implementação de programas de educação física e saúde.
  • Caracterizar as etapas e os processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características antropométricas, motoras, socioafetivas, fisiológicas e cognitivas do ser humano em diferentes faixas etárias.
  • Compreender os princípios básicos que fundamentam as teorias do desenvolvimento motor e identificar os fatores que afetam o desenvolvimento motor durante o ciclo da vida. e analisar as características de movimentos e habilidades motoras fundamentais.
  • Conhecer o processo evolutivo do desenvolvimento motor e analisar as características de movimentos e habilidades motoras fundamentais dos indivíduos do nascimento à terceira idade
  • Aplicar conceitos e teorias estudadas à investigação científica e a implementação de programas no campo de ação do movimento humano.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade I – Conceitos e Fundamentos do Crescimento e desenvolvimento Humano

Conceituação e Princípios de Desenvolvimento Humano

Teorias de Desenvolvimento Humano e a relação com a Educação Física

Métodos de estudo desenvolvimento humano

 

Unidade II - Fundamentos do Desenvolvimento Motor

Conceito de Desenvolvimento Motor

História do Desenvolvimento Motor

Diferença entre Desenvolvimento, Crescimento, Maturação e experiência

Idade Cronológica e biológica (esquelética, dental, morfológica e sexual)

Classificação do desenvolvimento através da idade cronológica

Teoria do desenvolvimento motor

Modelo de desenvolvimento motor de Gallahue

Fases motoras reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada

Interferência de Fatores Biológicos, Físicos e Ambientais sobre o Desenvolvimento Motor

 

Unidade III - Crescimento e Desenvolvimento Motor ao longo do ciclo da vida.

- Características antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas conforme a idade e o gênero pertinentes a cada período do ciclo da vida.

 

O desenvolvimento motor na primeira infância

- Fatores Pré-Natais que afetam o desenvolvimento motor

- Crescimento Pré-Natal e Infantil

- Reflexos Infantis e estereótipos rítmicos

- Habilidades Motoras Rudimentares

 

O desenvolvimento motor na infância

- Crescimento e desenvolvimento na infância

- Habilidades Motoras Fundamentais

- Desenvolvimento Físico, Percepto-Motor e Autoconceito na criança

 

O desenvolvimento motor na Adolescência

- Crescimento, desenvolvimento e maturidade física na adolescência

- Habilidades Motoras Especializadas

- Mudanças de aptidão na adolescência

 

O desenvolvimento motor na Idade Adulta

- Aptidões fisiológicas em adultos

- Desempenho motor em adultos

- Desenvolvimento biopsicossocial dos adultos

 

O desenvolvimento motor no idoso

- Alterações Fisiológicas em idosos

- Desempenho Motor em idosos

- Desenvolvimento Biopsicossocial dos idosos

- Socialização do Idoso

 

Unidade IV - Aplicação do conhecimento

Sistematização, Planejamento e vivência de atividades apropriadas para o desenvolvimento motor em cada faixa etária do ciclo da vida.

Relação entre as teorias estudadas do desenvolvimento motor à investigação científica e a implementação de programas no campo de ação do movimento humano, Educação física e saúde.

Avaliação do desenvolvimento motor

 

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, trabalhos individuais, vivências práticas e atividades de grupo.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita por meio de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2001.

PAPALIA, D.; OLDS, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DESSEN, M. A. & COSTA Jr., Á Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ERIKSON, ERIK H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HAYWOOD, K . M; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

VIGOTSKY, L.S.; COLE, M. (Org) A formação social da mente e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas