Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente B

Código: 40-717

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em ginástica e natação sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos da ginástica esportiva e natação;
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de ginástica esportiva e natação a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.
  • Vivenciar experiências de ensino em ginástica e natação mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico prática;

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Experiências de Ensino da Natação:

1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino da Natação;

1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da natação;

1.3. Planejamento didático de conteúdos da natação;

1.4. Estudos individuais aplicados à natação.

 

Unidade 2 - Experiências de Ensino da Ginástica Esportiva

2.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino da Ginástica Esportiva;

2.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos do atletismo;

2.3. Planejamento didático de conteúdos da Ginástica Esportiva;

2.4. Estudos individuais aplicados a Ginástica Esportiva.

 

 

4. METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática docente, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógica.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002.

BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995.

EVANS, J. Natação Total. São Paulo: Manole, 2009.

FAZENDA, I. C. A. (et al). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005.

GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996.