DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Física: Abordagens Pedagógicas Código: 40-593 Carga Horária: 45h Número de Créditos: 03
1 EMENTA Abordagens pedagógicas da educação física escolar, compreensão e identificação dos pressupostos básicos. Diferentes metodologias do ensino da Educação Física e o processo de ensino-aprendizagem. Sistematização, organização e planejamento pedagógico da educação Física Escolar. Competência profissional e pedagógica do professor de Educação Física e a complexidade da docência.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Competências do Profissional de Educação Física: Dimensões, Teorias e Componentes da Competência Profissional e Pedagógica do Professor de Educação Física. Abordagens Pedagógicas e Orientações Conceituais na Educação Física Escolar: Abordagens Pedagógicas no Ensino em Educação Física. Processo de Ensino-Aprendizagem de Educação Física: Metodologias de Ensino em Educação Física; Sistematização, organização e planejamento pedagógico da Educação Física Escolar; Investigações sobre as Metodologias de Ensino em Educação Física.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, experiências de ensino, experiências de laboratório, seminários e outros.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina será realizadaa partir da elaboração de fichamentos de artigos de pesquisa e capítulos de livros, elaboração de seminários e trabalhos em grupo, elaboração de relatórios de experiências de ensino e de experiências de laboratório, planejamento de aulas e sessões de atividades físicas, provas e auto avaliação.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões ereflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. NEIRA, M. G. Educação Física: Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. HILDEBRANDT-STRAMANN, H. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí, RS: Unijuí, 2005. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2004. OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.
|