Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física: Abordagens Pedagógicas

Código: 40-593

Carga Horária: 45h

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Abordagens pedagógicas da educação física escolar, compreensão e identificação dos pressupostos básicos. Diferentes metodologias do ensino da Educação  Física e o processo de ensino-aprendizagem. Sistematização, organização e planejamento pedagógico da educação Física Escolar. Competência profissional e pedagógica do professor de Educação Física e a complexidade da docência.

 

2 OBJETIVOS

  • Analisar as abordagens pedagógicas e suas orientações conceituais na Educação Física Escolar.
  • Analisar as concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem da educação física.
  • Compreender a complexidade da docência e a práxis pedagógica da educação física escolar.
  • Elaborar e planejar o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar.
  • Identificar e reconhecer as competências do profissional de Educação Física.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Competências do Profissional de Educação Física:

Dimensões, Teorias e Componentes da Competência Profissional e Pedagógica do Professor de Educação

Física.

Abordagens Pedagógicas e Orientações Conceituais na Educação Física Escolar:

Abordagens Pedagógicas no Ensino em Educação Física.

Processo de Ensino-Aprendizagem de Educação Física:

Metodologias de Ensino em Educação Física;

Sistematização, organização e planejamento pedagógico da Educação Física Escolar;

Investigações sobre as Metodologias de Ensino em Educação Física.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, experiências de ensino, experiências de laboratório, seminários e outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina será realizadaa partir da elaboração de fichamentos de artigos de pesquisa e capítulos de livros, elaboração de seminários e trabalhos em grupo, elaboração de relatórios de experiências de ensino e de experiências de laboratório, planejamento de aulas e sessões de atividades físicas, provas e auto avaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões ereflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

NEIRA, M. G. Educação Física: Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

HILDEBRANDT-STRAMANN, H. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.

OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.

 

Notícias do Curso

Ver todas