Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Esportes Coletivos III A (Basquetebol

Código: 40-589

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico do Basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do Basquetebol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do Basquetebol.

 

2 OBJETIVOS

  • Identificar aspectos marcantes da história e evolução do Basquetebol bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos.
  • Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no Basquetebol a partir de progressões de exercícios e tarefas.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do Basquetebol.
  • Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do Basquetebol.
  • Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de Basquetebol.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em Basquetebol.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do basquetebol enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Introdução ao Basquetebol:

1.1. Histórico e evolução do Basquetebol.

1.2. Caracterização dos jogos esportivos coletivos.

1.3. Características específicas do Basquetebol.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Basquetebol:

2.1. Processo de ensino-aprendizagem esportiva.

2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

2.4. Abordagens pedagógicas do ensino do Basquetebol.

 

Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Basquetebol:

3.1 Fundamentos técnicos básicos de Basquetebol.

3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no Basquetebol.

Unidade 4 - Regulamentação Básica do Basquetebol:

4.1. Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de Basquetebol.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento:

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o basquetebol enquanto conteúdo de ensino.

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem o basquetebol enquanto conteúdo de ensino.

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de Basquetebol.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, A. E. X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol: Técnicas e táticas: uma abordagem metodológica. São Paulo: EPU, 2003.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

LOZADA, C. Basquetebol: uma aprendizagem atraves da metodologia dos jogos. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, M.B., PAMPLONA, L. Basquetebol: iniciação. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

CARVALHO, W. Basquetebol: sistemas de ataque e defesa. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001.

ROSE JUNIOR, D. E TRICOLLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.

 

Notícias do Curso

Ver todas