Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS III A (BASQUETEBOL) Código: 40-589 Carga Horária: 60 horas (teórica:30/prática 30) Créditos: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico do Basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do Basquetebol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do Basquetebol.
OBJETIVOS Identificar aspectos marcantes da história e evolução do Basquetebol bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no Basquetebol a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do Basquetebol. Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do Basquetebol. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de Basquetebol. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em Basquetebol. Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do basquetebol enquanto conteúdo de ensino
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução ao Basquetebol: 1.1. Histórico e evolução do Basquetebol. 1.2. Caracterização dos jogos esportivos coletivos. 1.3. Características específicas do Basquetebol.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Basquetebol: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem esportiva. 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino do Basquetebol.
Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Basquetebol: 3.1 Fundamentos técnicos básicos de Basquetebol. 3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no Basquetebol.
Unidade 4 - Regulamentação Básica do Basquetebol: 4.1. Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de Basquetebol.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento: 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o basquetebol enquanto conteúdo de ensino. 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o basquetebol enquanto conteúdo de ensino. 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de Basquetebol.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERREIRA, A. E. X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol: Técnicas e táticas: uma abordagem metodológica. São Paulo: EPU, 2003. GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. LOZADA, C. Basquetebol: uma aprendizagem atraves da metodologia dos jogos. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALMEIDA, M.B., PAMPLONA, L. Basquetebol: iniciação. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. CARVALHO, W. Basquetebol: sistemas de ataque e defesa. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001. ROSE JUNIOR, D. E TRICOLLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.
|