Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física e Esportes: Contexto Histórico

Código: 40-586

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Contextualização histórica da Educação Física e do Esporte, desde a antiguidade. Olimpismo. Tendências da Educação Física brasileira no contexto histórico.

 

 

2 OBJETIVOS

Contextualizar a Educação Física e o esporte atual, a partir de suas origens históricas.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

O esporte na antiguidade clássica;

Jogos Olímpicos;

Movimento humano: diferentes concepções históricas;

História da Educação Física no Brasil; Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17 de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Concepções e funções das atividades físicas no Brasil.

 

 

4 METODOLOGIA

O conteúdo será desenvolvido através de leituras com elaboração de resenhas para apresentação nos seminários de debate em aula.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita através de provas escritas, seminários e trabalhos entregues.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRONICOS, M. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga: Olímpia Antiga e os jogos olímpicos. São Paulo: Odysseus, 2004.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A História que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 2003.

SOARES, C. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na Crise da Modernidade. Ijuí, RS: Unijuí, 2001.

GHIRALDELLI, P. J. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo, 1998.

KOLYNIAK FILHO, C. Educação Física uma Introdução. São Paulo: Manole, 1998.

OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2001.

TUBINO, M. J. G. O Esporte no Brasil do período Colonial aos nossos dias. São Paulo Ibrasa, 1997.

 

Notícias do Curso

Ver todas