DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Física e Esportes: Contexto Histórico Código: 40-586 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Contextualização histórica da Educação Física e do Esporte, desde a antiguidade. Olimpismo. Tendências da Educação Física brasileira no contexto histórico.
2 OBJETIVOS Contextualizar a Educação Física e o esporte atual, a partir de suas origens históricas.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES O esporte na antiguidade clássica; Jogos Olímpicos; Movimento humano: diferentes concepções históricas; História da Educação Física no Brasil; Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17 de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Concepções e funções das atividades físicas no Brasil.
4 METODOLOGIA O conteúdo será desenvolvido através de leituras com elaboração de resenhas para apresentação nos seminários de debate em aula.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do aluno será feita através de provas escritas, seminários e trabalhos entregues.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRONICOS, M. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga: Olímpia Antiga e os jogos olímpicos. São Paulo: Odysseus, 2004. CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A História que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 2003. SOARES, C. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na Crise da Modernidade. Ijuí, RS: Unijuí, 2001. GHIRALDELLI, P. J. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo, 1998. KOLYNIAK FILHO, C. Educação Física uma Introdução. São Paulo: Manole, 1998. OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2001. TUBINO, M. J. G. O Esporte no Brasil do período Colonial aos nossos dias. São Paulo Ibrasa, 1997.
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