Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS II A (HANDEBOL)

Código: 40-584

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04

 

EMENTA

Estudo histórico-crítico do handebol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do handebol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do handebol.

 

OBJETIVOS

  • Identificar aspectos marcantes da história e evolução do handebol bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos.
  • Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no handebol a partir de progressões de exercícios e tarefas.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do handebol.
  • Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do handebol.
  • Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de handebol.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em handebol.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do handebol enquanto conteúdo de ensino

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Introdução ao Handebol:

1.1. Histórico e evolução do handebol.

1.2. Caracterização dos jogos esportivos coletivos.

1.3. Características específicas do handebol.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Handebol:

2.1. Processo de ensino-aprendizagem esportiva.

2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

2.4. Abordagens pedagógicas do ensino do handebol.

 

Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Handebol:

3.1 Fundamentos técnicos básicos de handebol.

3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no handebol.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica do Handebol:

4.1. Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de handebol.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento:

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o handebol enquanto conteúdo de ensino.

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o handebol enquanto conteúdo de ensino.

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de handebol.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EHRET, A. et al. Manual de Handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

SIMÕES, A. C. Handebol Defensivo: conceitos técnicos e táticos. São Paulo: Phorte, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CURRELLI, J. J. Handebol: as regras, a técnica, a tática. Editora: Estampa, 1 ed, 1999.  

GRECO, P.J. E ROMERO, F. Manual de Handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

SANTOS, L. R. G. Handebol: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.  

TENROLER, C. Handebol: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.