Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Lazer e Recreação

Código: 40-582

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Lazer, recreação e ludicidade: concepções e suas relações com o processo sócio-histórico-cultural. Lazer/Ludicidade/Educação e suas relações. Diferentes manifestações do Lazer/Recreação. Funções das atividades de lazer nos diferentes ambientes. Criatividade e recreação. O jogo no processo de socialização. Planejamento, preparação, execução, avaliação das manifestações do Lazer/Recreação.

  

2 OBJETIVOS

  • Compreender as relações sócio-histórico-cultural do Lazer/Recreação/Ludicidade identificando suas concepções.
  • Estudar a importância do Lazer/Recreação e do jogo e suas diferentes manifestações no processo de socialização para o desenvolvimento da criatividade.
  • Planejar, preparar, executar e avaliar atividades de Lazer/Recreação contemplando diversas faixas etárias e ambientes.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do lazer e recreação enquanto conteúdo.

  

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Lazer/recreação/ludicidade, conceitos e concepções;

Funções históricas das atividades de lazer/recreação e suas dimensões

O jogo no processo de socialização;

Diferentes manifestações do Lazer/Recreação; Lei nº 9705/99, de 27/04/1999 e Decreto nº 4281, de 25/06/2002 – Políticas de Educação Ambiental

Processo de socialização e organização;

Planejamento de atividades lúdicas para diferentes faixas etárias e ambientes

Atividades formativas de aplicação do conhecimento

Elaboração de planejamentos que contemplem o lazer e a recreação enquanto conteúdo de ensino

Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o lazer e a recreação enquanto conteúdo de ensino

Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa

 

 

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas com aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupos e individuais e atividades práticas.

  

5 AVALIAÇÃO

Serão utilizadas provas teóricas e práticas, seminários, trabalho individual e em grupo.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 2011.

SILVA, T. A. da C. e GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.

BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de Educação Física. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003.

MARCELLINO, N. C. (org.) Lazer e Recreação repertório de atividades por fases da vida – São Paulo: Campinas Papirus, 2013.

PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas