DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino da Dança Código: 40-391 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA O corpo, o movimento, a dança e suas manifestações e estilos. Estudo histórico-crítico da dança. Aspectos didático-pedagógicos e metodológicos do ensino da dança. O professor, o aluno e os contextos. O processo de ensino-aprendizagem da dança: criatividade, ludicidade, expressão técnica e composição.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Unidade 1 - O corpo, movimento e o sujeito: pressupostos da dança: 1.1. O corpo e suas possibilidades. 1.2. Perspectivas da relação entre corpo e movimento. 1.3. Textos, intertextos e subtextos da dança: o sujeito como agente do processo. 1.4. O lúdico como possibilidade corporal.
Unidade 2 - A dança nos contextos: 2.1. A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sociohistórico e crítica. 2.2. Dança - suas manifestações, modalidades e estilos numa construção teórico-prática. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares. Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. 2.3. A dança e os contextos: importância, abordagens e finalidades. 2.4. Apontamentos da dança na contemporaneidade.
Unidade 3 - A educação pela dança: 3.1. Processo de ensino-aprendizagem da dança. 3.2. Abordagens pedagógicas do ensino da dança nos diferentes espaços. 3.3. O professor, o aluno e o método como fatores de aprendizagem na dança. 3.4. O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção. 3.5. Importância da dança na educação enquanto meio de desenvolvimento integral.
Unidade 4 - Planejamento da ação docente em dança: 4.1. Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 4.2. A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação. 4.3. Plano de Unidade, Plano de Aula e Relatórios de ação docente.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento: 5.1. Elaboração de planejamentos que contemplem a dança enquanto conteúdo de ensino. 5.2. Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem a dança enquanto conteúdo de ensino. 5.3. Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, atividades práticas, seminários e trabalhos em grupo.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, mediante avaliações escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...), participação nas atividades teórico-práticas e autoavaliação.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 1999. GARCIA, Â. e HASS, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. LARA, L. M. (ORG.). Dança: Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Maringá: UEM, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAGGIO, K.F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002. BREGOLATO, R. A. Cultura corporal de dança. vol. 1. São Paulo: Ícone, 2006. BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo; Summus Editorial, 1989. CAMINADA, E. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. MARQUES, I. A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.
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