DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Código: 40-388 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Estudo histórico-crítico da ginástica. Ginástica: fundamentos básicos, estruturação de exercícios e aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem.
2 OBJETIVOS - Identificar aspectos marcantes da história e evolução da ginástica. - Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da ginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas. - Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da ginástica. - Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres. - Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais da ginástica. - Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica. - Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da Ginástica enquanto conteúdo de ensino.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade 1 - Introdução a Ginástica: 1.1. Histórico e evolução da ginástica; 1.2. Caracterização e manifestações da ginástica.
Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica: 2.1. Classificação, terminologia e definições dos exercícios ginásticos; 2.2. Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras; 2.3. Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres.
Unidade 3 - Metodologia do Ensino da Ginástica: 3.1. Processo de ensino-aprendizagem de exercícios ginásticos; 3.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 3.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 3.1. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica.
Unidade 4 - Tendências da Ginástica: 4.1. Estudo das tendências atuais da ginástica; 4.2 Noções básicas e organização de exercícios.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e trabalhos em grupo.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido) e autoavaliação.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA COSTA, M.G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. LOPES, V. et al. Aptidões e habilidades motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000. SANTOS, J.C.E. Ginástica Geral: Elaboração de coreografias, elaboração de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2001.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002. BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003. NIEMAN, D.C. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999. NOGUEIRA, E.M. Alongamento para todos os esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
|