Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica

Código: 40-388

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico da ginástica. Ginástica: fundamentos básicos, estruturação de exercícios e aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem.

 

2 OBJETIVOS

- Identificar aspectos marcantes da história e evolução da ginástica.

- Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da ginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas.

- Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da ginástica.

- Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres.

- Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais da ginástica.

- Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica.

- Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da Ginástica enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Introdução a Ginástica:

1.1. Histórico e evolução da ginástica;

1.2. Caracterização e manifestações da ginástica.

 

Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica:

2.1. Classificação, terminologia e definições dos exercícios ginásticos;

2.2. Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras;

2.3. Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres.

 

Unidade 3 - Metodologia do Ensino da Ginástica:

3.1. Processo de ensino-aprendizagem de exercícios ginásticos;

3.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

3.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

3.1. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica.

 

 

Unidade 4 - Tendências da Ginástica:

4.1. Estudo das tendências atuais da ginástica;

4.2 Noções básicas e organização de exercícios.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e trabalhos em grupo.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido) e autoavaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, M.G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

LOPES, V. et al. Aptidões e habilidades motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

SANTOS, J.C.E. Ginástica Geral: Elaboração de coreografias, elaboração de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2001.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002.

BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003.

NIEMAN, D.C. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999.

NOGUEIRA, E.M. Alongamento para todos os esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

 

 

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