Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA

Código: 40-388

Carga Horária: 60 (Teórica: 30h/Prática: 30h)

Créditos: 04

 

EMENTA

Estudo histórico-crítico da ginástica. Ginástica: fundamentos básicos, estruturação de exercícios e aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem.

 

OBJETIVOS

  • Identificar aspectos marcantes da história e evolução da ginástica.
  • Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da ginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da ginástica.
  • Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres.
  • Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais da ginástica.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da Ginástica enquanto conteúdo de ensino.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Introdução a Ginástica:

1.1.  Histórico e evolução da ginástica;

1.2.  Caracterização e manifestações da ginástica.

 

Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica:

2.1.  Classificação, terminologia e definições dos exercícios ginásticos;

2.2.  Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras;

2.3.  Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres.

 

Unidade 3 - Metodologia do Ensino da Ginástica:

3.1.  Processo de ensino-aprendizagem de exercícios ginásticos;

3.2.   Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

3.3.  Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

3.1.  Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica.

 

Unidade 4 - Tendências da Ginástica:

4.1.  Estudo das tendências atuais da ginástica;

4.2   Noções básicas e organização de exercícios.

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 Elaboração de planejamentos que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino

5.2 Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem a Ginástica enquanto conteúdo de ensino

5.3 Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e trabalhos em grupo.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo acadêmico nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido) e auto avaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, M.G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.  

BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003.  

SANTOS, J.C.E. Ginástica Geral: Elaboração de coreografias, elaboração de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002.

CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento. São Paulo: Manole, 1992.

NIEMAN, D.C. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999.  

NOGUEIRA, E.M. Alongamento para todos os esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.