Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Atividades Físicas para Grupos Especiais

Código: 40-267

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Atividades físicas para grupos diferenciados: portadores de doenças, gestantes etc. Caracterização do problema, planejamento, organização e aplicação de atividades face às características da clientela. Prevenção e atividades físicas.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

- Analisar e compreender como se estruturam as atividades físicas e o exercício físico para grupos especiais.

- Caracterizar os grupos especiais e entender a função do exercício físico na sua prevenção e controle

- Compreender a importância da atividade física e do exercício físico para grupos especiais.

- Planejar, analisar e aplicar atividades físicas e exercício físico para grupos especiais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Prescrição de exercícios para grupos especiais:

Cardiopatas

Gestantes

Obesos

Hipertensos

Diabéticos

 

4 METODOLOGIA

As aulas seguirão uma linha dialética, expositivo-dialogada, leitura, trabalhos em grupo, entrevistas, etc.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita por meio de trabalhos em grupo, provas escritas e seminários com apresentação de entrevistas feitas aos vários grupos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MCARDLE, W.D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercicio: energia, nutrição e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2013.

NERI, A. L. Qualidade de vida na idade madura. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.

SKINNER, J. S. Teste e prescrição de exercícios para casos específicos: bases teóricas e aplicações clínicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação do condicionamento físico e ao desempenho. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.

POLLOCK, M.; WILMORE, J. Exercício na saúde e doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. São Paulo: Medsi, 1993.

WINNICK, J. P. Adapted physical education and sport. 3. ed. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade devida. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

SIMÃO, R. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. 4. ed. Rio de Janeiro: Phorte, 2014.

 

Notícias do Curso

Ver todas