Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM ESPORTES I

Código: 40-261

Carga Horária: 60

Créditos: 04

 

EMENTA

Fundamentação técnico-tática da modalidade escolhida. Planejamento e organização do treinamento: periodização, controle e avaliação.

 

OBJETIVOS

- Identificar o estágio de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil, bem como a sua difusão e expansão no mundo.

- Distinguir as principais características das escolas da modalidade.

- Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação técnico-tática na modalidade.

- Estruturar o processo de treinamento da modalidade escolhida a partir do planejamento e organização das sessões de preparação física, técnica e tática.

- Dominar conhecimentos sobre o controle e avaliação do treinamento na modalidade.

- Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa sobre o processo de treinamento na modalidade escolhida.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

1. Introdução a Modalidade Escolhida:

1.1. Características das escolas da modalidade escolhida;

1.2. Difusão e expansão da modalidade no Brasil e no mundo;

1.3. Estágio atual de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil.

2. Fundamentação Técnico-Tática:

2.1. Avaliação dos fundamentos técnico-táticos da modalidade;

2.2. Critérios de avaliação das ações táticas;

2.3. Sistemas ofensivos da modalidade;

2.4. Sistemas defensivos da modalidade.

3. Planejamento e Organização do Treinamento:

3.1. Periodização do treinamento na modalidade;

3.2. Sessões de preparação física, técnica, tática e psicológica na modalidade.

4. Controle e Avaliação do Treinamento:

4.1. Noções de sistemas de análise de jogo ("scouting");

4.2. Métodos de observação do adversário e de elaboração de plano de jogo;

4.3. Controle do processo de treinamento;

4.4. Organização do caderno do treinador.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, bem como a observação de sessões de treinamento da modalidade escolhida.

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA  

BARBANTI, V. et al. Esporte e Atividade Física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole. 2002.

HERNANDES JÚNIOR, B. D. O. Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: FCDEF-UP, 1996.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR  

DANTAS, E. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

FOSS, M. L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

GUARINO, M. Manual do técnico desportivo. São Paulo: Ícone, 1996.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1993.