Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Seminário de Aprofundamento em Esportes

Código: 40-261

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Fundamentação técnico-tática da modalidade escolhida. Planejamento e organização do treinamento: periodização, controle e avaliação.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

- Identificar o estágio de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil, bem como a sua difusão e expansão no mundo.

- Distinguir as principais características das escolas da modalidade.

- Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação técnico-tática na modalidade.

- Estruturar o processo de treinamento da modalidade escolhida a partir do planejamento e organização das sessões de preparação física, técnica e tática.

- Dominar conhecimentos sobre o controle e avaliação do treinamento na modalidade.

- Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa sobre o processo de treinamento na modalidade escolhida.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução a Modalidade Escolhida:

1.1 Características das escolas da modalidade escolhida;

1.2 Difusão e expansão da modalidade no Brasil e no mundo;

1.3 Estágio atual de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil.

 

2 Fundamentação Técnico-Tática:

2.1 Avaliação dos fundamentos técnico-táticos da modalidade;

2.2 Critérios de avaliação das ações táticas;

2.3 Sistemas ofensivos da modalidade;

2.4 Sistemas defensivos da modalidade.

 

3 Planejamento e Organização do Treinamento:

3.1 Periodização do treinamento na modalidade;

3.2 Sessões de preparação física, técnica, tática e psicológica na modalidade.

 

4 Controle e Avaliação do Treinamento:

4.1 Noções de sistemas de análise de jogo ("scouting");

4.2 Métodos de observação do adversário e de elaboração de plano de jogo;

4.3 Controle do processo de treinamento;

4.4 Organização do caderno do treinador.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo bem como a observação de sessões de treinamento da modalidade escolhida.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBANTI, V. et al. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole, 2002.

HERNANDES JÚNIOR, B.D.O. Treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: FCDEF-UP, 1996.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DANTAS, E. A prática da preparação física. 6 ed. Rio de Janeiro: Rocca, 2014.

FOSS, M. L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

GUARINO, M. Manual do técnico desportivo. São Paulo: Ícone, 1996.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

TUBINO, M.J.G. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1993.

 

Notícias do Curso

Ver todas