Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Teoria e Prática do Treinamento Esportivo

Código: 40-256

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo introdutório sobre os diversos conceitos de treinamento e seus objetivos, meios, tarefas básicas e conteúdo. Estrutura geral dos processos de treinamento e sua interdependência com as capacidades físicas (força, velocidade, flexibilidade, resistência cárdiorespiratória). Princípios gerais da preparação de atletas; intelectual, técnico, tático e psicológico. Planejamento, avaliação e treinamento.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAIS

Conhecer e analisar o treinamento esportivo e seus objetivos, meios, tarefas e conteúdos.

Analisar a estrutura geral dos processos de treinamento e sua interdependência com as capacidades físicas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Histórico do treinamento esportivo;

- Princípios do treinamento esportivo;

- Qualidades físicas dos esportes;

- Métodos de treinamentos;

- Micro, Mesociclo e Macrociclo;

- Tipos de Periodização.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão realizadas por meio de exposição-dialogada com seminários e atividades em grupo.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita por meio de provas teóricas e práticas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.

BARBANTI, V. J. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo: CLR Balieiro, 2001.

MATVEIV, L. Processo de treino desportivo. Lisboa: Livros Horizonte,1990.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOMPA, T. O. Periodização: teoria e metodologia do treino. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2002.

DANTAS, E. H. M. A prática de preparação física. 4 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

PLATONOV, V. N.; BULATOVA, M. M. A preparação física. Rio de Janeiro: Sprint Zamboni, 2003.

PLATONOV, Vladimir N. Tratado geral de treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008.

SILVA, L. R. R. Desempenho Esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2006.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas