Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Esportes Coletivos I (Futebol e Futsal)

Código: 40-244

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico do futebol e futsal. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do futebol e futsal. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do futebol e futsal.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar aspectos marcantes da história e evolução do futebol/futsal, bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no futebol/futsal a partir de progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do futebol/futsal.

Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do futebol/futsal;

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de futebol/futsal.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em futebol/futsal.

Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do futebol/futsal enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Introdução ao Futebol/Futsal:

1.1 Histórico e evolução do futebol/futsal;

1.2 Caracterização dos jogos esportivos coletivos;

1.3 Características específicas do futebol/futsal.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Futebol/Futsal:

2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva;

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4Abordagens pedagógicas do ensino do futebol/futsal.

 

Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Futebol/Futsal:

3.1. Fundamentos técnicos básicos do futebol;

3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no futebol;

3.3 Fundamentos técnicos básicos do futsal;

3.4 Sistemas básicos de defesa e de ataque no futsal.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica do Futebol/Futsal:

4.1 Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de futebol;

4.2.Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de futsal.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 Elaboração de planejamentos que contemplem o futebol/futsal enquanto conteúdo de ensino

5.2 Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem o futebol/futsal enquanto conteúdo de ensino

5.3 Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de futebol/futsal.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, R.L. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

FRISSELLI, A.: MONTOVANI, M. Futebol: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 1999.

MUTTI, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2003.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MELO, R. S. Futebol 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

MELO, R.S. Futsal 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

SAAD, M. e COSTA, C.F. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis: Bookstore, 2001.

SANTOS FILHO, J. L. A. Manual de Futebol. São Paulo: Phorte, 2002.

UGRINOWITSCH, C; BARBANTI, V.J. Ensinando futebol para jovens. 2.ed. São Paulo: Manole, 2000.

 

Notícias do Curso

Ver todas