Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA ESPORTIVA Código: 40-242 Carga Horária: 60 (Teórica: 30h/Prática: 30h) Créditos: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico da ginástica esportiva. Fundamentos básicos e aspectos metodológicos do ensino da ginástica artística e ginástica rítmica desportiva.
OBJETIVOS
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução a Ginástica Esportiva: 1.1. Histórico e evolução da ginástica artística e rítmica. 1.2. Características específicas e tendências da ginástica esportiva.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Ginástica Esportiva: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem na ginástica esportiva. 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica artística e rítmica.
Unidade 3 - Fundamentação Básica da Ginástica Rítmica: 3.1. Estrutura, objetivos, princípios e finalidades da ginástica rítmica. 3.2. Noções dos elementos corporais fundamentais: saltos, equilíbrios, pivôs e exercícios de flexibilidade. 3.3. Noções dos elementos corporais secundários: deslocamentos variados, balanceios, ondas, circunduções, giros e saltitos. 3.4. Manejo de aparelhos oficiais (bola, corda, maça, fita e arco) e materiais alternativos.
Unidade 4 - Fundamentação Básica da Ginástica Artística: 4.1. Estrutura, objetivos, princípios e finalidades da ginástica artística. 4.2. Noções de exercícios de solo: exercícios básicos, combinações, composição de séries e ajudas. 4.3. Noções básicas de salto na mesa de salto: exercícios básicos e ajudas. 4.4. Iniciação aos aparelhos: exercícios básicos e ajudas na trave, barra fixa, paralelas, argolas, barras assimétricas e cavalo com arção.
Unidade 5 - Regulamentação Básica da Ginástica Esportiva: 5.1. Noções das regras básicas e arbitragem da ginástica artística. 5.2. Noções das regras básicas e arbitragem da ginástica rítmica.
Unidade 6 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento 6.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem da Ginástica Esportiva enquanto conteúdo de ensino 6.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem a Ginástica Esportiva enquanto conteúdo de ensino 6.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de festivais de ginástica.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido...) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular; uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996. LEGUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Manole, 1987. SISSI, M. Ginástica rítmica desportiva: aprendendo passo a passo. Rio de Janeiro: Shape, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto : FCDEF-UP, 2002. ARAUJO, C. e LEBRE, E. Manual de ginástica rítmica. Porto : FCDEF-UP, 2006 PÚBLIO, N.S. Evolução histórica da ginástica olímpica: a arte de voar com estilo. São Paulo : Phorte, 2002. VIEIRA, E.A. Ginástica rítmica desportiva. São Paulo: Ibrasa, 1999. NUNOMURA, Myrian; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení (Org.). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005.
|