Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Esportes Individuais II (Natação)

Código: 40-241

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico da natação. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar aspectos marcantes da história e evolução da natação.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação a partir de progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da natação.

Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados.

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação.

Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da natação enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Introdução à Natação:

1.1 Histórico e evolução da natação;

1.2 Características específicas da natação;

1.3 Adaptação ao meio líquido.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação:

2.1 Processo de ensino-aprendizagem dos nados;

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4 Abordagens pedagógicas do ensino da natação.

 

Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação:

3.1 Nado Crawl: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.2 Nado Costas: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.3 Nado Peito: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.4 Nado Borboleta: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.5 Noções de saídas e viradas.

Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação:

4.1 Noções das regras básicas de natação;

4.2 Noções de arbitragem da natação.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 Elaboração de planejamentos que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino

5.2 Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino

5.3 Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de natação.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995.

LIMA, W.U. Ensinando Natação. São Paulo: Phorte, 1999.

FARTO, E. R. Treinamento da Natação Competitiva: uma abordagem metodológica. São Paulo: Phorte, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRIES Jr, O. (Org.). Natação: treinamento técnico. Barueri: Manole, 2002.

BRITO, Carlos Alexandre Felício. Natação: teoria gestáltica: uma nova concepção pedagógica. São Paulo: Phorte, 2008.

HINES, E. Natação para Condicionamento Físico 60 sessões – Treinamento para velocidade, resistência e técnica. São Paulo: Manole, 2010.

GOMES, W.D.F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint,1995.

MASSAUD, M. G. Natação para adultos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

 

 

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