Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Esportes Individuais I (Atletismo)

Código: 40-238

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo histórico-crítico do atletismo. Corridas, saltos e arremessos: fundamentos técnicos básicos, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do atletismo.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Identificar aspectos marcantes da história e evolução do atletismo, bem como as suas características básicas enquanto modalidade esportiva individual.

- Estruturar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo a partir de progressões de exercícios e tarefas.

- Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do atletismo.

- Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas de atletismo.

- Aplicar noções básicas de regras e arbitragem de atletismo.

- Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atletismo.

- Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do atletismo enquanto conteúdo de ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 Introdução ao Atletismo:

1.1 Histórico e evolução do atletismo;

1.2 Características específicas do atletismo;

1.3 Iniciação ao atletismo.

 

Unidade 2 Metodologia do Ensino do Atletismo:

2.1 Processo de ensino-aprendizagem das provas;

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4 Abordagens pedagógicas no ensino do atletismo.

 

Unidade 3 Fundamentação Técnica Básica do Atletismo:

3.1 Corridas: velocidade, meio fundo, fundo, revezamentos e marchas;

3.2 Saltos: altura, distância e triplo;

3.3 Arremessos: peso, disco e dardo.

 

Unidade 4 Regulamentação Básica do Atletismo:

4.1 Noções das regras básicas de atletismo;

4.2 Noções de arbitragem das provas de atletismo.

 

Unidade 5 Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 Elaboração de planejamentos que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino

5.2 Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino

5.3 Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de provas de atletismo.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERNANDES, J.L. Atletismo: corridas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J.L. Atletismo: lançamentos e arremesso. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J.L. Atletismo: Os saltos. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBANTI, V.J. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo: Baliero, 2001.

MATTHIESEN, S.Q. Educação Física no Ensino Superior. Atletismo: teoria e prática/ autora Sara Quenzer Matthiesen; editoras da Série Irene Conceição Andrade Rangel, Suraya Cristina Darido. Rio de Janeiro: ed. Guanabara Koogan, 2007.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonre, 2005.

MOSSTON, M & ASHWORTH, S. La ensenanza de la Educacion Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001.

SULLIVAN, J. A. Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri: Manole, 2004.

 

Notícias do Curso

Ver todas