DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino de Esportes Individuais I (Atletismo) Código: 40-238 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Estudo histórico-crítico do atletismo. Corridas, saltos e arremessos: fundamentos técnicos básicos, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do atletismo.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL - Identificar aspectos marcantes da história e evolução do atletismo, bem como as suas características básicas enquanto modalidade esportiva individual. - Estruturar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo a partir de progressões de exercícios e tarefas. - Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do atletismo. - Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas de atletismo. - Aplicar noções básicas de regras e arbitragem de atletismo. - Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atletismo. - Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do atletismo enquanto conteúdo de ensino.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Unidade 1 Introdução ao Atletismo: 1.1 Histórico e evolução do atletismo; 1.2 Características específicas do atletismo; 1.3 Iniciação ao atletismo.
Unidade 2 Metodologia do Ensino do Atletismo: 2.1 Processo de ensino-aprendizagem das provas; 2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4 Abordagens pedagógicas no ensino do atletismo.
Unidade 3 Fundamentação Técnica Básica do Atletismo: 3.1 Corridas: velocidade, meio fundo, fundo, revezamentos e marchas; 3.2 Saltos: altura, distância e triplo; 3.3 Arremessos: peso, disco e dardo.
Unidade 4 Regulamentação Básica do Atletismo: 4.1 Noções das regras básicas de atletismo; 4.2 Noções de arbitragem das provas de atletismo.
Unidade 5 Atividades formativas de aplicação do conhecimento 5.1 Elaboração de planejamentos que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino 5.2 Aplicação de intervenções de cunho teórico pratico que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino 5.3 Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de provas de atletismo.
5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERNANDES, J.L. Atletismo: corridas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003. FERNANDES, J.L. Atletismo: lançamentos e arremesso. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003. FERNANDES, J.L. Atletismo: Os saltos. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBANTI, V.J. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo: Baliero, 2001. MATTHIESEN, S.Q. Educação Física no Ensino Superior. Atletismo: teoria e prática/ autora Sara Quenzer Matthiesen; editoras da Série Irene Conceição Andrade Rangel, Suraya Cristina Darido. Rio de Janeiro: ed. Guanabara Koogan, 2007. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonre, 2005. MOSSTON, M & ASHWORTH, S. La ensenanza de la Educacion Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001. SULLIVAN, J. A. Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri: Manole, 2004.
|