Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS I (ATLETISMO)

Código: 40-238

Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30h/Prática: 30h)

Créditos: 04

 

EMENTA

Estudo histórico-crítico do atletismo. Corridas, saltos e arremessos: fundamentos técnicos básicos, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do atletismo. 

 

OBJETIVOS

Identificar aspectos marcantes da história e evolução do atletismo, bem como as suas características básicas enquanto modalidade esportiva individual.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo a partir de progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do atletismo.

Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas de atletismo.

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem de atletismo.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atletismo.

Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do atletismo enquanto conteúdo de ensino

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Introdução ao Atletismo:

1.1.  Histórico e evolução do atletismo;

1.2.  Características específicas do atletismo;

1.3.  Iniciação ao atletismo.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Atletismo:

2.1.  Processo de ensino-aprendizagem das provas;

2.2.  Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3.  Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4.  Abordagens pedagógicas no ensino do atletismo.

 

Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica do Atletismo:

3.1.  Corridas: velocidade, meio fundo, fundo, revezamentos e marchas;

3.2.  Saltos: altura, distância e triplo;

3.3.  Arremessos: peso, disco e dardo.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica do Atletismo:

4.1.  Noções das regras básicas de atletismo;

4.2.  Noções de arbitragem das provas de atletismo.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o atletismo enquanto conteúdo de ensino

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa. 

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de provas de atletismo.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERNANDES, J.L. Atletismo: corridas. 2ed. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J.L. Atletismo: lançamentos e arremesso. 2ed. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J.L. Atletismo: Os saltos. 2ed. São Paulo: EPU, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBANTI, V.J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo: Baliero, 2001.

MATVEEV, L.P. Treino desportivo: metodologia e planejamento. São Paulo: Phorte, 1997.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonre, 2005.

MOSSTON, M & ASHWORTH, S. La ensenanza de la Educacion Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001.

SULLIVAN, J. A. Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri: Manole, 2004.