Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Introdução à Educação Física

Código: 40-237

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Educação Física: Disciplina acadêmica, profissão e área de estudo. Abordagens descritiva e prescritiva da profissionalização. Formação inicial e continuada. Princípios norteadores e estrutura curricular do curso de Educação Física da URI.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Introduzir o estudante no curso de Educação Física, especialmente nas discussões sobre o objeto de estudo da Educação Física.

- Esclarecer as esferas de estudo acadêmico e de prática profissional em Educação Física.

- Distinguir os processos de profissionalização e desprofissionalização da Educação Física, identificando as facilidades e dificuldades enfrentadas pela área.

- Dominar conhecimentos sobre características e perspectivas de intervenção no mercado de trabalho, selecionando possibilidades de carreira profissional na área.

- Familiarizar o estudante aos modelos de formação inicial e continuada em Educação Física.

- Esclarecer os princípios norteadores e a estrutura curricular do curso de Educação Física da URI.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 3.1 Introdução à Educação Física:

1.1 Objeto de estudo e campos de análise;

1.2 Esferas de estudo acadêmico da Educação Física;

1.3 Esferas de prática profissional em Educação Física.

 

Unidade 3.2 Profissionalização da Educação Física

2.1 Abordagens descritivas e prescritivas de uma profissão;

2.2 Processo de profissionalização da Educação Física;

2.3 Processo de desprofissionalização da Educação Física.

 

Unidade 3.3 Mercado de Trabalho em Educação Física

3.1 Diversidade dos campos de intervenção profissional;

3.2 Características do mercado de trabalho na área;

3.3 Perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional.

Unidade 3.4 Formação Inicial e Continuada em Educação Física

4.1 Modelos de organização curricular na formação inicial;

4.2 Cursos de pós-graduação em Educação Física: instituições, programas e áreas de concentração;

4.3 Projeto pedagógico do curso de Educação Física da URI: princípios norteadores e estrutura curricular.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Fundamentos Educação Física na Escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (Grupo GEN), 2011.

DARIDO, S. C. Educação Física Escolar: Compartilhando experiências. 1. Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2011.

HOFFMAN, S. J.; HARRIS, J. C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DA COSTA, L. P. Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape Editora, 2010.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Porto: Porto, 2007.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: Midiograf, 2001.