Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Controle Térmico dos Ambientes

Código: 30-374

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-241

Correquisitos: -

 

EMENTA

O ciclo de refrigeração e fluídos frigoríficos. Cargas térmicas. Condicionamento de ar e os processos psicrométricos. Ventilação. Dimensionamento de sistemas de ar condicionado central. PMOC.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos de fenômenos de transporte, bem como normas técnicas específicas, na elaboração de projetos de climatização, a fim de capacitar o egresso para atuar na área de conforto térmico ambiental. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Aplicar a metodologia específica para conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos de sistemas de climatização;

- Desenvolver capacidade para o dimensionamento de cargas térmicas de ambientes;

- Trabalhar com técnicas de psicrometria;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos de engenharia e sua apresentação;

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares;

- Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nos grupos;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – O CICLO DE REFRIGERAÇÃO E FLUÍDOS FRIGORÍFICOS

Esta unidade visa trabalhar as modelagens fundamentais para a avaliação e o dimensionamento do ciclo de refrigeração por compressão de vapor aplicado em sistemas de climatização, e fazer uma introdução às propriedades dos fluidos frigoríficos, desenvolvendo competência para a interpretação dos elementos relacionados aos sistemas de climatização.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – SISTEMAS DE AR CONDICIONADO – CARGAS TÉRMICAS

Esta unidade visa aplicar os conceitos termodinâmicos e de transferência de calor para determinação de cargas térmicas dos ambientes, envolvendo a infiltração, penetração, insolação e geração de calor num ambiente a ser climatizado, desenvolvendo competência para analisar e dimensionar cargas térmicas ambientais.

 

Atividade prática 02: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Dimensionamento da carga térmica de um ambiente a ser climatizado. Esta atividade já é parte do projeto final da disciplina, desenvolvendo competência para a aplicação das metodologias específicas para determinação das cargas térmicas ambientais.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – SISTEMAS DE AR CONDICIONADO – GENERALIDADES

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades, bem como as normas técnicas específicas, para sistemas de ar condicionado com as principais definições, desenvolvendo competência para a interpretação dos elementos relacionados às plantas ar condicionado.

 

Atividade prática 03: Realização de um seminário trazendo e socializando informações sobre a área de ar condicionado.

TDE 02 – Elaboração uma apresentação conjunta da turma trazendo as principais informações sobre a área de ar condicionado, desenvolvendo competência de análise e síntese das principais informações para realização de um seminário introdutório aos conteúdos da disciplina.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – SISTEMAS DE AR CONDICIONADO – PSICROMETRIA

Esta unidade visa trabalhar os principais processos envolvendo o ar úmido em sistemas de condicionamento de ar através de análise psicrométrica: aquecimento, umidificação, secagem e resfriamento, desenvolvendo competência para avaliar sistemas de climatização por técnicas psicrométricas.

 

Atividade prática 04: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Dimensionamento das condições de operação de um sistema de climatização. Esta atividade já é parte do projeto final da disciplina, desenvolvendo competência para analisar e dimensionar sistemas de climatização por técnicas psicrométricas.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – VENTILAÇÃO

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades, bem como as normas técnicas específicas, para sistemas de ventilação com as principais definições, modificações físicas e químicas do ar ambiente, quantidades de ar necessárias para à ventilação e as principais classificações dos sistemas de ventilação, desenvolvendo competência para a interpretação dos elementos relacionados às plantas ventilação.

 

Atividade prática 05: Realização de um seminário trazendo e socializando informações sobre a área de ventilação.

TDE 04 – Elaboração uma apresentação conjunta da turma trazendo as principais informações sobre a área de ventilação, desenvolvendo competência de análise e síntese das principais informações para realização de um seminário introdutório às técnicas de ventilação.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – VENTILAÇÃO MECÂNICA DILUIDORA

Esta unidade visa trabalhar as modelagens fundamentais e normas específicas para aplicação dos conceitos na elaboração de um projeto de um sistema de ventilação mecânica diluidora, desenvolvendo competência para interpretar e avaliar os principais elementos relacionados à ventilação mecânica.

 

Atividade prática 06: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 05 – Elaboração de um projeto detalhado para um sistema de ventilação mecânica diluidora, a ser aplicado no projeto do sistema de ar condicionado central, desenvolvendo competências para conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos relacionados a sistema de ventilação, aprendendo de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – PROJETO DE UM SISTEMAS DE AR CONDICIONADO CENTRAL

Está unidade de ensino visa unir as atividades já desenvolvida na etapa inicial da disciplina para a elaboração de um projeto real de um sistema de ar condicionado central, capacitando o acadêmico para atuar, conceber e projetar plantas sistemas de ar condicionado central.

 

TDE 06 – Elaboração de um projeto completo de um sistema de ar condicionado central, desenvolvendo competências para conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos relacionados a uma planta de ar condicionado central, aprendendo de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, trabalhando e liderando projetos e equipes multidisciplinares.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – – PMOC - PLANO DE MANUTENÇÃO OPERAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO

Está unidade de ensino visa aplicar o PMOC a um projeto real de um sistema de ar condicionado central, capacitando o acadêmico para interpretação da regulamentação referente ao plano de manutenção operação e controle de sistemas de climatização – PMOC.

 

TDE 07 – Elaboração de um PMOC - Plano de Manutenção Operação e Controle de sistemas de climatização, capacitando o acadêmico para a aplicação da regulamentação referente ao plano de manutenção operação e controle de sistemas de climatização – PMOC.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de climatização, bem como a elaboração de um projeto completo de um sistema de ar condicionado central.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, E. C.. Física aplicada a construção – Conforto Térmico. 4.ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1991 (2009).

COSTA, E. C. Ventilação. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

MACINTYRE, A. J. Ventilação industrial e controle da poluição. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1990.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SILVA, J. C.; SILVA, Castro, A. C. G. Refrigeração e climatização para técnicos e engenheiros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

CREDER, H. Instalações de ar condicionado, 4.ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010.

STOECKER, W. F.; JABARDO, J. M. Saiz. Refrigeração industrial. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

SILVA TELES, P. C. Tubulações Industriais – Cálculo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000.

KAKAÇ, S.; LIU, H.. Heat exchangers: Selection, rating, and thermal design. 2.ed. Boca Raton: CRC Press, 2002.