Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Projetos de Construção Civil

Código: 30-373

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 2.520h

Correquisitos: -

 

EMENTA

Conteúdo flexível envolvendo tópicos relevantes de interesse na área de Projetos de Construção Civil.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para trabalhar com projetos de tecnologias construtivas inovadoras, envolvendo métodos de dimensionamento e detalhes construtivos, além dos materiais, buscando a otimização, o desempenho e a sustentabilidade. Para atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer os materiais, os métodos de dimensionamento e os detalhes construtivos em projetos de tecnologias construtivas inovadoras, buscando o princípio do desenvolvimento tecnológico atual, com vistas na otimização, no desempenho e na sustentabilidade da construção civil;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

RAMALHO, M. A.; CORRÊA, M. R. S. Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural. São Paulo: PINI, 2003.

TAUIL, C. A.; NESE, F. J. M. Alvenaria Estrutural. São Paulo: PINI, 2010.

NETO, J. de X.; CUNHA, A. S. da. Estruturas Metálicas: Manual Prático Para Projetos, Dimensionamento e Laudos Técnicos. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2020.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

JÚNIOR, A. C. L. Execução e inspeção de alvenaria racionalizada. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3 ed. São Paulo: Ibracon, 2008.

NAZAR, Nilton. Formas e escoramentos para edifícios: critérios para dimensionamento e escolha do sistema. São Paulo: PINI, 2007.

SÁNCHEZ FILHO, E. de S. Alvenaria Estrutural: Novas Tendências Técnicas e de Mercado. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

YAZIGI, W. A Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 2009.