Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Geotecnia

Código: 30-372

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: -

Correquisitos: -

 

EMENTA

Ensaios de laboratório e de campo. Fluxo de água em obras de terra. Estabilização de Solos. Uso de softwares de Geotecnia. Projeto geotécnico de barragens.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos de geotecnia, bem como normas técnicas específicas visando otimização técnica e econômica na elaboração de projetos geotécnicos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de compreender e interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Ser capaz de compreender e interpretar ensaios geotécnicos de laboratório e de campo;

- Ser capaz de compreender e calcular fluxo de água em obras de terra;

- Ser capaz de compreender estabilização de solos;

- Desenvolver capacidade de utilizar ferramentas numéricas da área de geotecnia;

- Ser capaz de desenvolver um projeto geotécnico de barragem;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – ENSAIOS DE LABORATÓRIO E DE CAMPO

Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a ensaios geotécnicos de laboratório e de campo desenvolvendo competências para compreender e interpretar os mesmos sob diferentes condições do terreno, visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FLUXO DE ÁGUA EM OBRAS DE TERRA

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a fluxo de água em obras de terra, desenvolvendo competências para compreender fluxo bidimensional, traçado de rede de fluxo e dimensionamento de filtros.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos à estabilidade

mecânica e química de solos, bem como os ensaios e especificações.

 

Atividade prática 02: Aplicação dos conteúdos abordados na Unidade 03 em laboratório.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – USO DE SOFTWARES DE GEOTECNIA

Esta unidade aborda o uso de softwares geotécnicos abrangendo as mais diversas obras de terra, visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PROJETO GEOTÉCNICO DE BARRAGENS

Está unidade de ensino visa apresentar os tipos de barragens, desenvolvendo competências para compreender os critérios de escolha dos materiais, as técnicas de controle e monitoramento de barragens e o tratamento das fundações, assim como as particularidades de cada fase de estudo.

Atividade prática 04 – Dimensionamento geométrico de uma barragem.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de geotecnia, bem como a elaboração de um projeto completo de um muro de arrimo.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAPUTO, H. P. Mecânica dos Solos e suas Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 4.v.

CRUZ, P. T. da. 100 Barragens Brasileiras: Casos históricos, Materiais de Construção, Projeto. São Paulo: Oficina de Textos, 1996.

MASSAD, F. Obras de Terra: Curso Básico de Geotecnia. 2. ed., São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

GERSCOVICH, D. Estabilidade de taludes, 2 ed., Rio de Janeiro: Oficina de textos, 2016.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, M. de S. S.; MARQUES, M. E. S. Aterros sobre Solos Moles. São Paulo: Oficinade Textos, 2010.

EHRLICH, M.; BECKER, L. Muros e Taludes de Solo Reforçado. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

PINTO, C. DE S. Curso básico de mecânica de solos. São Paulo, Ofic. de Textos, 2000.

QUEIROZ, R. C. Geologia e Geotecnia Básica para Engenharia Civil. São Carlos: RIMA, 2009.

VERTEMATTI, J. C. Manual Brasileiro de Geossintéticos. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

 

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