Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Mecânica dos Sólidos

Código: 30-371

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 2.520h

Correquisitos: -

 

EMENTA

Conteúdo flexível envolvendo tópicos relevantes de interesse na área de mecânica dos sólidos.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências técnicas de aplicação dos conceitos da mecânica dos sólidos, a fim de capacitar o egresso para atuar na área análise e dimensionamento estrutural. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Reconhecer a ampla área da mecânica dos sólidos;

- Entender sobre a importância e aplicação da área de mecânica dos sólidos;

- Correlacionar a área de mecânica dos sólidos com as demais áreas da engenharia;

- Trabalhar com aplicações diversas na área de mecânica dos sólidos;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas poderão ser desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs) no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios, estudos de caso, problemas reais, pesquisas bibliográficas, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Mecânica dos Sólidos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, podendo ser por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão. Na apresentação do plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEER, F. P; JOHSTON Jr.; E. R. Resistência dos materiais. 3.ed., São Paulo: Makron Books, 2007.

TIMOSHENKO, S. P.; GERE, J. E.; CARVALHO, J. R. de. Mecânica dos sólidos. v. 2, Rio de Janeiro: LTC, 1994. V 2.

HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais. 7.ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall Brasil, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

POPOV, E. P. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

FILHO, Avelino Alves. Elementos Finitos: a base da tecnologia CAE. Érica, 2012.

MARTHA, L. F. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

CASTRO SOBRINHO, Antonio da Silva. Introdução ao método de elementos finitos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

RAO, S. S. The finite element method in engineering. 5. ed. Burlington: Elsevier, 2011.