Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Transporte e Logística

Código: 30-366

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-339

Correquisitos: -

 

EMENTA

Modais de transporte. Planejamento de transportes. Logística. Projeto de um plano viário municipal.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos, critérios e métodos que envolvem o planejamento e a operação de transporte urbano e de cargas. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Desenvolver habilidades para realizar o planejamento de transporte urbano e de cargas;

- Desenvolver capacidade de avaliar a demanda x oferta de transporte;

- Estudar a localização de pólos geradores de tráfego (PGT);

- Realizar análise sócio-econômica dos projetos de transportes;

- Projetar um plano viário municipal;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – MODAIS DE TRANSPORTE

Esta unidade visa apresentar os cinco modais de transportes (rodoviário, ferroviário, aquaviário, marítimo e dutoviário) abordando seus custos e características operacionais desenvolvendo competências para avaliar qual modal é mais adequado para cada operação e produto. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

TDE 01- Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades de transportes e atividades urbanas, abordando modelos de transporte, de geração de viagens por regressão, de distribuição de viagens, de escolha modal e de alocação de viagens. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 01: Planejamento de transporte a partir de modelos.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – LOGÍSTICA

Esta unidade visa apresentar as principais técnicas e conceitos relacionados à logística, desenvolvendo competências para compreender a gestão de estoques, dimensionamento de depósitos, armazéns e estacionamentos, assim como a roteirização de veículos. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 02: Logística de um sistema de transportes.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROJETO DE UM PLANO VIÁRIO MUNICIPAL

Esta unidade visa desenvolver um projeto de um plano viário municipal, visando conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de transportes e logística, bem como a elaboração de um projeto de um plano viário municipal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FARIA, S. F. S. Transporte Aquaviário e a Modernização dos Portos. São Paulo: Aduaneiras, 1998.

LOMBARDI, G. Meios de Transporte. 3.ed., São Paulo: Paulus, 1997.

RODRIGUES, P. R. A.; PONTES, Y. S. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional. 2. ed., São Paulo: Aduaneiras, 2002.

HOEL, L.; GARBER, N.; SADEK, A. Engenharia de infraestrutura de transportes: Uma integração multimodal. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARAT, J. Logística, Transporte e Desenvolvimento Econômico. 1. ed.; Ed. CLA, 2007.

FURTADO, Nilder e KAWAMOTO, Eiji. Avaliação de Projetos de Transporte. EESC-USP, São Carlos - SP, 1997.

OLIVEIRA, A. Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas. 1.ed., Ed. Pezco, 2009.

VALENTE, A. M. et. al. Qualidade e Produtividade nos Transportes. 1.ed. São Paulo: Thomson, 2008.

WANKE, P. F. Logística e Transporte de Cargas no Brasil. 1.ed., Ed. Atlas, 2010.