Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Hidrologia Aplicada à Engenharia

Código: 38-356

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-343

Correquisitos: -

 

EMENTA

Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Evaporação e Evapotranspiração. Precipitações. Infiltração. Escoamento superficial. Regularização de vazões. Previsão e controle de cheias.  

 

OBJETIVOS

A disciplina visa habilitar o acadêmico a uma visão global e específica da hidrologia, como ferramenta na resolução de problemas ligados aos fenômenos da natureza que interferem na engenharia. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de compreender o Ciclo hidrológico e a sua importância na hidrologia.

- Ser capaz de delimitar a área de uma bacia hidrográfica.

- Ser capaz de compreender a formação e tipos de chuvas, bem como interpretar os dados pluviométricos.

- Desenvolver a capacidade de avaliar a ocorrência de inundações e enchentes.

- Ser capaz de compreender e quantificar o escoamento superficial de uma determinada área.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CICLO HIDROLÓGICO

Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos ao ciclo hidrológico e a importância e aplicação na hidrologia.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – BACIA HIDROGRÁFICA

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a Bacias Hidrográficas, delimitação e cálculo da área de bacias, bem como a classificação dos rios, desenvolvendo competências para compreender a ocorrência de enchentes.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

UNIDADE DE ENSINO 03 – EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Esta unidade visa apresentar os conceitos e generalidades sobre evaporação e evapotranspiração, bem como cálculo para mensurar a quantidade de agua perdida por evapotranspiração direta em uma bacia hidrográfica.

 

Atividade prática 02: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PRECIPITAÇÕES

Esta unidade visa apresentar a formação e tipos de chuvas, aparelhos utilizados para medição, compreender o processamento de dados pluviométricos e métodos para cálculo de precipitação média na bacia, visando entender a influência das chuvas sobre o meio ambiente.

 

Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – INFILTRAÇÃO

Esta unidade visa apresentar as principais grandezas e fatores intervenientes da infiltração, bem como determinação da capacidade de infiltração e parâmetros da curva da capacidade versus tempo.

 

Atividade prática 04: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – ESCOAMENTO SUPERFICIAL

Está unidade de ensino visa apresentar os componentes do escoamento superficial, cálculo do volume escoado superficialmente, Hidrograma unitário para precipitações isoladas, hidrograma unitário sintético e método de Snyder.

 

Atividade prática 05 – Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – REGULARIZAÇÃO DE VAZÕES

Está unidade de ensino visa apresentar estações hidrométricas, medida de vazão máxima, média e mínima e curva chave, medição de nível de água por linigráfo e linimetro

 

Atividade prática 06 – Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – PREVISÃO E CONTROLE DE CHEIAS

Está unidade de ensino visa apresentar as ocorrências e formas de controle de enchentes.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de hidrologia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARCEZ, Lucas Nogueira; ALVAREZ, Guillermo Acosta. Hidrologia. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

PINTO, Nelson L. de Sousa et al. Hidrologia básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. São Paulo: McGraw Hill, 1975.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

RODRIGUES, F. A.; CHAVES, H. Gerenciamento de Recursos Hídricos. Brasília: Secretaria dos Recursos Hídricos, 1998.

Santos, I. dos. Hidrometria aplicada. Curitiba: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, 2001. 372 p.

TUCCI, C. E. M. Modelos Hidrológicos. Porto Alegre: UFRGS, 1998.

TUCCI, Carlos E. M (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.