Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Construção Civil II

Código: 30-352

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-340

Correquisitos: -

 

EMENTA

Alvenaria Estrutural. Instalações e Sistemas Complementares. Coberturas. Condutores Pluviais. Revestimentos Cerâmicos. Forros. Esquadrias e Vidros. Pintura. Pré-moldados e Pré-Fabricados de Concreto. Isolamento Térmico e Acústico. Lareiras e churrasqueiras.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para utilizar técnicas apropriadas no exercício da fiscalização, da direção e da execução de obras e serviços da construção civil. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de alvenaria estrutural;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de instalações e sistemas complementares;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de coberturas e condutores pluviais;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de revestimentos, forros, esquadrias e pintura, além dos sistemas de isolamento térmico e acústico;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos produtos e serviços relacionados aos pré-moldados e pré-fabricados de concreto;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – ALVENARIA ESTRUTURAL

Trabalhar a função das alvenarias estruturais na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados envolvidos nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços de alvenarias estruturais, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – INSTALAÇÕES E SISTEMAS COMPLEMENTARES

Trabalhar os principais serviços relacionados às instalações elétricas, hidro sanitárias e gás, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços de instalações prediais e sistemas complementares.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – COBERTURAS

Trabalhar os tipos de coberturas, abordando o dimensionamento, os materiais e os processos e cuidados na execução, além dos sistemas de telhamento, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços de coberturas, visando a segurança e a sustentabilidade na construção civil.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CONDUTORES PLUVIAIS

Trabalhar os principais tipos, materiais e os serviços relacionados às instalações de condutores pluviais, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços de condutores pluviais na construção civil.

Atividade prática 04: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Trabalhar os principais tipos de revestimentos cerâmicos, incluindo materiais e processos de execução de um sistema de revestimento cerâmico, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de revestimentos cerâmicos, visando o desempenho e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 05: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – FORROS

Trabalhar a função, a importância e os principais tipos de forros na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços que envolvem a colocação de forros na construção civil.

 

Atividade prática 06: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – ESQUADRIAS E VIDROS

Trabalhar os principais tipos de esquadrias e vidros, abordando a função, os materiais e principais aplicações na construção civil. Elucidar os processos de fixação e cuidados a serem tomados, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços de esquadrias em obras da construção civil, visando o desempenho e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 07: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – PINTURA

Trabalhar a função da pintura na construção civil, apresentando os tipos de tintas e demais materiais que compõem o sistema, os métodos de aplicação e cuidados envolvidos em cada etapa, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços pintura, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 08: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 09 – PRÉ-MOLDADOS E PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO

Trabalhar a tecnologia de produção dos principais tipos de pré-moldados e pré-fabricados de concreto, abordando as suas aplicações, as vantagens e desvantagens, além dos processos de execução e cuidados que devem ser tomados na construção civil, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços relacionados aos pré-moldados e pré-fabricados de concreto na construção civil.

 

Atividade prática 09: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 10 – ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

 

Trabalhar a função dos sistemas de isolamento térmico e acústico, a importância e os principais tipos de isolantes empregados na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços relacionados aos sistemas de isolamento térmico e acústico na construção civil.

 

Atividade prática 10: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 10.

 

UNIDADE DE ENSINO 11 – LAREIRAS E CHURRASQUEIRAS

Trabalhar os tipos, os materiais, os principais parâmetros de projeto e os processos e cuidados que devem ser tomados na execução das lareiras e churrasqueiras, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços relacionados às lareiras e churrasqueiras na construção civil.

 

Atividade prática 11: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver a resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bourscheid, J. A.; Almeida, N. N. De. Introdução à Tecnologia das Edificações. São Paulo: LTC, 2018.

GUEDES, M. F. Caderno de Encargos. 5ª ed., São Paulo: PINI, 2009.

SOUZA, R. de. Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. São Paulo: PINI, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MOHAMAD, G.; MACHADO, D. W. N.; Jantsch, A. C. A. Alvenaria Estrutural: Construindo Conhecimento. São Paulo: Blucher, 2017.

El Debs, M. K. Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações. 2ª ed., São Paulo: Oficina de Textos, 2017.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3ª ed., São Paulo: IBRACON, 2010.

RIPPER, E. Como Evitar Erros na Construção. 3ª ed., São Paulo: PINI, 2001.

SALGADO, J. Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação. 1ª ed., São Paulo: Erica, 2009.