Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Rodovias II

Código: 30-348

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-339

Correquisitos: -

 

EMENTA

Curvas verticais. Aterro e corte. Custos. Sinalização vertical e horizontal.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para elaboração de projetos de rodovias, a fim de capacitar o egresso para realizar projetos de terraplanagem, sinalização rodoviária, bem como os custos de tais obras. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Desenvolver capacidade de elaborar, supervisionar e executar o projeto de uma rodovia;

- Desenvolver capacidade de calcular volumes de corte e aterro;

- Desenvolver capacidade de estimar os custos de terraplanagem;

- Desenvolver capacidade de projetar a sinalização vertical e horizontal de uma rodovia;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – CURVAS VERTICAIS

Esta unidade visa apresentar e trabalhar os elementos técnicos relacionados a curvas verticais, desenvolvendo competências para realizar cálculos e projetos de curvas verticiais. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios para fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ATERRO E CORTE

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos associados ao cálculo das áreas de aterro e corte de seções, desenvolvendo competências para determinar os volumes entre os perfis. São ainda abordados o diagrama de Bruckner, a distribuição dos materiais e a compensação de volumes de corte/aterro, empréstimo e bota-fora. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 02: Realização de exercícios para fixação dos conteúdos abordados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CUSTOS

Esta unidade apresenta os principais conceitos e generalidades associados a estimativa de custos com terraplanagem, visando conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 03: Realização de exercícios para fixação dos conteúdos abordados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – SINALIZAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL

Esta unidade apresenta os principais conceitos e generalidades associados a sinalização vertical e horizontal de um projeto de rodovia, visando conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 04: Realização de exercícios para fixação dos conteúdos abordados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de rodovias.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

RICARDO, H. de S.; CATALANI, G. Manual Prático de Escavação: Terraplenagem e Escavação de Rocha. São Paulo: PINI, 2002.

SENÇO, W. de. Manual de Técnicas de Pavimentação - São Paulo: PINI, 1997. (Volume 1).

VIEIRA, A.; GONÇALO, E.; LOPES, L. A. S.; ANTAS, P. M. Estradas: Projeto Geométrico e de Terraplenagem. 1.ed., Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANHOLI, A. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.

ABRAM, I.; ROCHA, A. V. Manual Prático de Terraplenagem. Salvador: ANEOR, 2000.

FONTES, L. C. A. de A. Engenharia de estradas: projeto geométrico. Salvador: UFBA,1995.

LEE, S. H. Introdução ao projeto geométrico de rodovias. 3.ed., Florianópolis: UFSC, 2008.

PIMENTA, C. R. T.; OLIVEIRA, M. P. Projeto geométrico de rodovias. 2.ed., São Carlos: Rima, 2004.