DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Obras de Terra Código: 30-346 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-342 Correquisitos: -
EMENTA Empuxos de Terra. Estabilidade de taludes. Estruturas de contenção. Aterros sobre solos moles. Geossintéticos. Projeto de muro de arrimo.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos de mecânica dos solos, bem como normas técnicas específicas visando otimização técnica e econômica na elaboração de projetos de obras de terra. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Ser capaz de compreender e interpretar normas técnicas correlatas e aplica-las em projetos de Engenharia; - Ser capaz de compreender e calcular empuxos de terra; - Ser capaz de compreender e dimensionar estruturas de contenção; - Desenvolver capacidade para avaliar a estabilidade de taludes; - Ser capaz de compreender e dimensionar aterros sobre solos moles e soluções para aceleração dos recalques; - Ser capaz de compreender e interpretar normas técnicas e as aplicações de geossintéticos em obras de terra; - Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto; - Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas; - Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – EMPUXOS DE TERRA Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a empuxos de terra desenvolvendo competências para compreender o fenômeno sob diferentes condições do terreno, visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica
Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.
UNIDADE DE ENSINO 02 – ESTABILIDADE DE TALUDES Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a estabilidade de taludes, desenvolvendo competências para compreender as normas técnicas específicas para a avaliação da estabilidade de taludes naturais (encostas) e taludes artificiais (aterros). A unidade visa ainda analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos análiticos e/ou computacionais, verificados e validados por experimentação.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO Esta unidade visa apresentar os tipos de obras de proteção e contenção, desenvolvendo competências para compreender as suas respectivas aplicações e as técnicas de retaludamento e reconstrução de aterros para os casos de instabilidade de taludes. A unidade visa ainda projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas relacionados à estruturas de contenção.
Atividade prática 02: Critérios de escolha de estrutura de contenção.
UNIDADE DE ENSINO 04 – ATERROS SOBRE SOLOS MOLES Esta unidade visa trabalhar a análise da estabilidade e recalques em projetos de aterros sobre solos moles, desenvolvendo competências para avaliar e projetar soluções para a aceleração de recalques e instrumentação geotécnica neste tipo de obras de terra, visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.
Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – GEOSSINTÉTICOS Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades, desenvolvendo competências para compreender as normas técnicas específicas para geossintéticos e suas respectivas aplicações, visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.
Atividade prática 04: Utilização de geossintético e verificação ao atendimento das normas relacionadas.
UNIDADE DE ENSINO 06 – PROJETO DE UM MURO DE ARRIMO Está unidade de ensino visa desenvolver um projeto de um muro de arrimo envolvendo as atividades já desenvolvidas nas unidades anteriores.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de geotecnia, bem como a elaboração de um projeto completo de um muro de arrimo.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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