Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Concreto Armado I

Código: 30-345

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requistos: 30279, 30334

Correquisitos: -

 

EMENTA

Concreto Armado: materiais, comportamento estrutural, normas. Estados limites das estruturas em concreto armado. Concepção estrutural. Projetos de estruturas em concreto armado. Princípios de segurança em estruturas de concreto armado. Dimensionamento de estruturas de concreto armado: flexão, cisalhamento, torção, ancoragem da armadura e detalhamento.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências técnicas sobre estruturas de concreto armado aplicadas a projetos estruturais a fim de capacitar o egresso para a atuação na área de dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas em concreto armado atendendo as normas técnicas brasileiras. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Identificar e compreender os princípios dos materiais do concreto armado desenvolvendo habilidades técnicas para a definição do comportamento estrutural dos mesmos;

- Analisar e compreender projetos e concepções estruturais em concreto armado possibilitando ao acadêmico definir melhores soluções para os projetos estruturais;

- Dimensionar e detalhar as armaduras dos elementos estruturais do tipo vigas em concreto armado, submetidos a esforços solicitantes de: flexão, cortante, normal e torção possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas para aplicação dos conhecimentos em projetos estruturais;

- Projetar e determinar os parâmetros necessários conforme as prescrições das normas técnicas aprimorando a capacidade de tomada de decisões relacionadas ao projeto e execução da estrutura.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação critico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO

Esta unidade visa apresentar os conceitos fundamentais do concreto armado possibilitando ao acadêmico analisar as características físicas do concreto, aço e concreto armado de acordo com as normas aplicáveis. Verificar os estados limites atribuindo a capacidade ao aluno de aplicar princípios de segurança para dimensionamento.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONCEPÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Esta unidade busca possibilitar ao aluno a capacidade de compreender os documentos de um projeto estrutural relacionando com o lançamento e concepção estrutural, definindo um pré-dimensionamento e o caminho das cargas em edificações.

 

Atividade prática: Realização de atividade prática para a fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – FLEXÃO

Desenvolver a técnica adequada para o dimensionamento de vigas em concreto armado devido ao esforço de flexão, verificando a armadura mínima e realizando o detalhamento da armadura na seção transversal.  

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CISALHAMENTO

Desenvolver habilidades técnica para o dimensionamento ao esforço de cisalhamento gerado em vigas de acordo com prescrições técnicas adequadas adotando a armadura necessária com o devido detalhamento.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – TORÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Desenvolver a capacidade de dimensionamento da armadura para o esforço torsor de acordo com normas técnicas adequadas realizando o devido detalhamento.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – ANCORAGEM E DETALHAMENTO

Desenvolver habilidades para definir as ancoragens e detalhamento das armaduras nas seções transversais e longitudinais.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03, 04, 05 e 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – ESTADO LIMITE DE SERVIÇO PARA VIGAS

Capacitar ao egresso a habilidade técnica para verificar o elemento estrutural vigas no estado limite de serviço (ELS), calculando as flechas nos elementos e comparando com flechas limites definidos pela NBR 6118.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e visita a laboratório, os exercícios resolvidos terão caráter de problemas reais encontrados em projetos estruturais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão envolver estudos de casos e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados no dimensionamento de estruturas de concreto armado, entre outros.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAUJO, J. M.de. Curso de Concreto Armado. 3ª. Ed. 4v. Rio Grande: Dunas, 2010.

ARAUJO, J. M. de. Projeto Estrutural de Edificios de Concreto Armado. 2ª. Ed. 4v. Rio Grande: Dunas, 2009.

GUERRIN, A.; LAVAUR, R. C. Tratado de Concreto Armado. 6v.,São Paulo: Hemus, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, R. C.; PINHEIRO, L. M. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. São Paulo: PINI, 2009.

LEONHARDT, F. Construções de Concreto. 6v., Rio de Janeiro: Interciência, 1982.

MONTOYA, J.; MESEGUER, A. G. Hormigón Armado. 12ª ed., Barcelona: Gustavo Gili, 1987.

PFEIL, W. Concreto Armado. 5ª ed., São Paulo: LTC, 1989.

Normas:

NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto – procedimento.

NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estrutura de edificações.

NBR 7480 - Barras e fios de aço destinados a armadura para concreto armado.