DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Mecânica dos Solos Código: 30-342 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04 Pré-Requisitos: 30338 Correquisitos: -
EMENTA Índices físicos dos solos. Compactação do solo. Tensões no solo. Hidráulica dos solos. Compressibilidade do solo. Resistência ao cisalhamento do solo.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para compreender o que o solo representa para fins de engenharia no que diz respeito as propriedades físicas e ao seu comportamento mecânico e hidraúlico. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Ser capaz de compreender os índices físicos; - Ser capaz de compreender as propriedades de compacidade; - Ser capaz de compreender as propriedades hidráulicas (capilaridade e permeabilidade); - Ser capaz de compreender a propagação e distribuição de tensões no solo; - Ser capaz de compreender e conhecer as propriedades de compressibilidade e resistência; - Ser capaz de analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos - Ser capaz de realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – ÍNDICES FÍSICOS Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a índices físicos do solo, desenvolvendo competências para compreender as especificações, as relações e as aplicações de índices físicos para a determinação de parâmetros no desenvolvimento de projetos para soluções de engenharia.
Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.
UNIDADE DE ENSINO 02 – COMPACTAÇÃO DO SOLO Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a compactação dos solos, desenvolvendo competências para compreender a normativa e os procedimentos de ensaios de compactação, a influência da energia de compactação e os mecanismos envolvidos na estrutura de solos compactados visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.
Atividade prática 02: Ensaio de compactação de solo em laboratório.
UNIDADE DE ENSINO 03 – TENSÕES NO SOLO Esta unidade visa trabalhar os conceitos de tensões em um meio particulado, desenvolvendo competências para compreender o cálculo de tensões devido ao peso próprio do solo e devido à cargas externas, pressão neutra e tensões efetivas, visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – HIDRAÚLICA DOS SOLOS Esta unidade visa trabalhar os conceitos de permeabilidade e capilaridade nos solos, desenvolvendo competências para compreender os conceitos e cálculos relativos a cargas hidráulicas e forças de percolação, visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia para fluxo de água em obras de terra e seu respectivos traçado, assim como a utilização de filtros.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – COMPRESSIBILIDADE DO SOLO Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a compressibilidade do solo por adensamento, desenvolvendo competências para compreender o cálculo de recalques em solos argilosos visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.
Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados. TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.
UNIDADE DE ENSINO 06 – RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS Está unidade de ensino visa abordar os conceitos e cálculos de resistência de solos arenosos e argilosos, desenvolvendo competências para compreender os parâmetros de resistência dos solos e ainda formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.
Atividade prática 04: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de mecânica dos solos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 4v. PINTO, C. DE S. Curso básico de mecânica dos solos. 2.ed., São Paulo: Oficina de Textos, 2002. VARGAS, M. Introdução à mecânica dos solos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CRAIG, R. F. Craig, mecânica dos solos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. LEINZ, V. Geologia geral. 13.ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. DE, FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. ORTIGÃO, J. A. R. Introdução à mecânica dos solos do estados críticos. 2.ed., Rio de Janeiro: LTC, 1995. QUEIROZ, R. C. Geologia e geotecnia básica para engenharia civil. São Carlos: RIMA, 2009.
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