Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Construção Civil I

Código: 30-340

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-337

Correquisitos: -

 

EMENTA

Documentação para Implementação de Obras. Serviços Preliminares. Instalações Provisórias. Marcação da Obra. Infraestrutura e Fundações. Impermeabilizações. Fôrmas, Armaduras e Concretagem. Alvenarias de Vedação. Revestimentos Argamassados.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para utilizar técnicas apropriadas no exercício da fiscalização, da direção e da execução de obras e serviços da construção civil. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços preliminares e das instalações provisórias;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de infraestrutura e superestrutura de obras;

- Ser capaz de compreender os processos relacionados à fiscalização, direção e execução dos serviços de alvenarias de vedação e de revestimentos em obras, além das instalações e sistemas complementares.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DOCUMENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE OBRAS

Apresentar e discutir sobre a documentação necessária para a implementação de projetos de empreendimentos no município de Erechim. Trabalhar com o plano diretor vigente e o código de obras, abordando os principais conceitos e parâmetros que devem ser considerados em projetos, desenvolvendo competência para o exercício do desenvolvimento de projetos e aprovação dos mesmos nos órgãos competentes.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

UNIDADE DE ENSINO 02 – SERVIÇOS PRELIMINARES

Trabalhar os principais serviços relacionados à preparação do terreno (demolições e movimentação de terra), abordando as técnicas, utensílios e equipamentos envolvidos nos processos, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços prévios da construção civil, visando o desempenho e a sustentabilidade.

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

Trabalhar os tipos de instalações provisórias que podem ser implementados nos diferentes tipos de terrenos destinados à execução de obras, abordando as Normas Regulamentadoras vigentes, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços de instalações provisórias da construção civil, visando a segurança e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – MARCAÇÃO DA OBRA

Trabalhar os principais métodos e critérios empregados no processo de marcação de uma obra, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de serviços de locação de obra, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 04: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – INFRAESTRUTURA E FUNDAÇÕES

Trabalhar as etapas de infraestrutura que antecedem uma construção, além de abordar os principais tipos de fundações, incluindo materiais e processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução de obras de infraestrutura, visando o desempenho e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 05: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – IMPERMEABILIZAÇÕES

Trabalhar a função, a importância e os principais tipos de impermeabilizações na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços de impermeabilização, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 06: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – FÔRMAS, ARMADURAS E CONCRETAGEM

Trabalhar a fase de projeto e os critérios de execução das fôrmas e sistemas de escoramento, apresentando os tipos e materiais empregados. Apresentar os tipos de armaduras, os métodos de produção e os cuidados na utilização em estruturas de concreto armado. Abordar a etapa de concretagem, elucidando os processos de execução (produção, transporte, lançamento, adensamento, cura e desforma) e cuidados a serem tomados, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços que envolvem a superestrutura em obras da construção civil, visando o desempenho e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 07: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – ALVENARIAS DE VEDAÇÃO

Trabalhar a função das alvenarias de vedação na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados envolvidos nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços de alvenarias de vedação, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 08: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 09 – REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS

Trabalhar a função, propriedades e os principais tipos de revestimentos argamassados na construção civil, apresentando os materiais, os métodos e cuidados nos processos de execução, desenvolvendo competência para o exercício da fiscalização, da direção e da execução dos serviços de revestimentos, visando o desempenho e a sustentabilidade da construção civil.

 

Atividade prática 09: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bourscheid, J. A.; Almeida, N. N. De. Introdução à Tecnologia das Edificações. São Paulo: LTC, 2018.

RIPPER, E. Como Evitar Erros na Construção. 3ª ed., São Paulo: PINI, 2001.

YAZIGI, W. A Técnica de Edificar. 4ª ed., São Paulo: PINI, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARRIT, C. M. H. Técnicas Modernas de Construção. Portugal: CETOP, 1988.

CHING, F. D. K.  Técnicas de Construção Ilustradas. Bookman, 2002.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto - Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3ª ed., São Paulo: IBRACON, 2008.

SALGADO, J. Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação. 1ª ed., São Paulo: Erica, 2009.

SOUZA, R. de. Qualidade na aquisição de materiais e execução de obras. Editora PINI, São Paulo, 1996.