Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Rodovias I

Código: 30-339

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-331

Correquisitos: -

 

EMENTA

Introdução. Fases de estudo de uma rodovia. Normas e classificação técnica. Concordância horizontal por curvas circulares simples. Concordância horizontal com curvas de transição. Superlargura e superelevação rodoviária. Projeto geométrico de rodovia.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos de topografia, bem como normas técnicas específicas, na elaboração de projetos de rodovias, a fim de capacitar o egresso para supervisionar e executar projetos de construção de rodovias. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Desenvolver habilidades para classificar uma rodovia e suas partes;

- Ser capaz de elaborar e projetar as fases do estudo de uma rodovia;

- Ser capaz de compreender e dimensionar a concordância horizontal por curvas circulares simples;

- Ser capaz de compreender e dimensionar a concordância horizontal com curvas de transição;

- Ser capaz de desenvolver o projeto geométrico de uma rodovia;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO

Esta unidade visa apresentar a forma de organização do setor rodoviário, desenvolvendo competências para compreender a nomenclatura e classificação geográfica e funcional das rodovias estaduais e federais.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FASES DE ESTUDO DE UMA RODOVIA

Esta unidade visa apresentar as fases de estudo de uma rodovia: reconhecimento ou anteprojeto, reconhecimento terrestre, reconhecimento aerofotográfico, exploração ou projeto, reconhecimento terrestre e exploração aerofotogramétrica, visando desenvolver a capacidade de utilizar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – NORMAS E CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA

Esta unidade visa apresentar as normas e classificação técnica relativa a rodovias, desenvolvendo competências para compreender os valores recomendados pelo DNIT para os serviços e cálculos.

 

Atividade prática 02: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CONCORDÂNCIA HORIZONTAL POR CURVAS CIRCULARES SIMPLES

Esta unidade visa apresentar e calcular cada elemento constituinte de uma curva circular simples, desenvolvendo competências para dimensionar os seguintes elementos: raio da curva e raio mínimo, ângulo central, grau de curva, deflexão por metro e tangentes, bem como a locação por estaca fracionária e estaca inteira. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – CONCORDÂNCIA HORIZONTAL COM CURVAS DE TRANSIÇÃO

 

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relacionados à concordância horizontal com curvas de transição, desenvolvendo competências para compreender: finalidade da curva de transição, tipos de transição, equação da espiral, bem como elementos, cálculo e locação da curva de transição. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 04: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – SUPERLARGURA E SUPERELEVAÇÃO RODOVIÁRIA

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relacionados à superlargura e superelevação rodoviária, desenvolvendo competências para compreender funções, cálculo, distribuição e normas. A unidade visa ainda conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.

 

Atividade prática 05: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIA

Está unidade de ensino visa desenvolver o projeto geométrico de uma rodovia.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de rodovias, bem como a elaboração de um projeto geométrico de uma rodovia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORGES, A. C. Topografia aplicada à engenharia civil. 3.ed.. São Paulo: E. Blücher,1999. 2v.

FONTES, L. C. A. de A. Engenharia de estradas: projeto geométrico. Salvador: UFBA, 1995.

VIEIRA, A.; GONÇALO, E.; LOPES, L. A. S.; ANTAS, P. M. Estradas: Projeto Geométrico e de Terraplenagem. 1. ed., Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-9-97. ed. 3. Brasília: DENETRAN, 2008.

COMASTRI, J. A.; TULER, José Claudio. Topografia: altimetria. 3. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010.

FRAENKEL, B. B. Engenharia rodoviária. Rio de Janeiro: Guanabara Dois,1980.

LEE, S. H. Introdução ao projeto geométrico de rodovias. 3.ed., Florianópolis: UFSC, 2008.

PIMENTA, C. R. T.; OLIVEIRA, M. P. Projeto geométrico de rodovias. 2.ed., São Carlos: Rima, 2004.

SENÇO, W. de. Estradas de rodagem: projeto. São Paulo: Grêmio Politécnico, 1975.