Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Materiais de Construção II

Código: 30-337

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-333

Correquisitos: -

 

EMENTA

Concretos Convencionais. Concretos Especiais. Controle Tecnológico do Concreto. Durabilidade do Concreto. Materiais Cerâmicos. Ensaios de Laboratório. Normas Regulamentadoras.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para especificar materiais de construção, selecionar fornecedores, especificar ensaios, analisar resultados de ensaios, visando-se uma otimização técnica e econômica dos serviços onde sejam aplicados. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Avaliar propriedades e características de concretos convencionais e especiais.

- Avaliar propriedades e características de materiais cerâmicos.

- Analisar e correlacionar a agressividade do meio e a durabilidade das construções.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação critico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos.

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO AO CONCRETO

Fazer uma breve introdução ao estudo e aplicações do concreto armado em obras de construção civil ao longo do tempo. Abordar os principais materiais constituintes do concreto e as suas aplicações na construção, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de materiais que são empregados na produção de concretos, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO

Trabalhar as principais propriedades do concreto em estado fresco e endurecido, os ensaios empregados para analisar tais propriedades, além das Normas regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de concretos para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PREPARO, ADENSAMENTO, LANÇAMENTO E CURA DOS CONCRETOS

Trabalhar os processos de produção e aplicação do concreto na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para a aplicação de concreto em produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – DOSAGEM DE CONCRETOS CONVENCIONAIS

Trabalhar os principais métodos de dosagem de concretos convencionais, abordando a metodologia de aplicação e as vantagens e desvantagens de cada método, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para atuar na área da tecnologia de desenvolvimento e produção de concretos que são empregados em produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 04: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – CONCRETOS ESPECIAIS

Trabalhar a definição, as principais propriedades, os métodos de produção e as aplicações dos concretos especiais, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para atuar na área da tecnologia de desenvolvimento e produção de concretos especiais que são empregados em produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 05: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – MATERIAIS CERÂMICOS

Trabalhar a definição, os processos de produção, a classificação, os tipos, as principais propriedades e as aplicações dos materiais cerâmicos na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para atuar na área da tecnologia de desenvolvimento e produção, bem como na especificação de materiais cerâmicos para os serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 06: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ISAIA, G. C. Concreto: Ensino, Pesquisa e Realizações. 2 v., São Paulo: IBRACON, 2005.

ISAÍA, G. C. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. 2 v., São Paulo: IBRACON, 2007.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3ª ed., São Paulo: IBRACON, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TUTIKIAN, B.; DAL MOLIN, D. C. C. Concreto Autoadensável. 1 ed. São Paulo: PINI, 2008. ISBN 978-85-7266-211-6.

BAUER, L. A. F. Materiais de construção. 5. ed., rev. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 2 v.

FUSCO, P. B. Tecnologia do Concreto Estrutural. 2 ed. São Paulo: PINI, 2012. ISBN: 978-85-7266-252-9.

AMBROZEWICZ, P. H. L. Materiais de Construção – Normas, Especificações, Aplicações e Ensaios de Laboratório. 1 ed. São Paulo: PINI, 2012.

ROSSIGNOLO, J. A. Concreto Leve Estrutural. 1 ed. São Paulo: PINI, 2009. ISBN: 978-85-7266-220-8.

 

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