Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Materiais de Construção I

Código: 30-333

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: -

Correquisitos: -

 

EMENTA

Agentes Agressivos, Desempenho e Sustentabilidade. Agregados. Aglomerantes. Adições Minerais. Aditivos Químicos. Argamassas. Ensaios de Laboratório. Normas Regulamentadoras.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para especificar materiais de construção, selecionar fornecedores, especificar ensaios, analisar resultados de ensaios, visando-se uma otimização técnica e econômica dos serviços onde sejam aplicados. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Avaliar propriedades e características de materiais de construção básicos.

- Classificar materiais básicos de construção.

- Analisar e correlacionar a agressividade do meio e a durabilidade das construções.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – AGENTES AGRESSIVOS, DESEMPENHO E SUSTENTABILIDADE

Trabalhar os principais agentes agressivos que podem degradar os materiais de construção, além de abordar os conceitos de desempenho, durabilidade e vida útil dos materiais. Também, enfatizar a importância da sustentabilidade na construção civil.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – AGREGADOS

Trabalhar a definição, os processos de obtenção, a classificação, as principais propriedades e as aplicações dos agregados na construção civil, além das Normas regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de agregados para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – AGLOMERANTES

Trabalhar a definição, os processos de fabricação, a classificação, as principais propriedades e as aplicações dos aglomerantes na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de aglomerantes para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ADIÇÕES MINERAIS

Trabalhar a definição, a classificação, as principais propriedades e aplicações das adições minerais na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de adições para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 04: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – ADITIVOS QUÍMICOS

Trabalhar a definição, a classificação, as principais propriedades e aplicações dos aditivos químicos na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de aditivos para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 05: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – ARGAMASSAS

Trabalhar a definição, a classificação, os tipos, as principais propriedades e aplicações das argamassas na construção civil, além das Normas Regulamentadoras, desenvolvendo competência para a especificação dos diferentes tipos de argamassas para produtos e serviços da construção, visando a durabilidade e a sustentabilidade.

 

Atividade prática 06: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, podendo ser por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ISAIA, G. C. Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. 2. ed. São Paulo: IBRACON, 2010.

BAUER, L. A. F. Materiais de construção. 5. ed., rev. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 2 v

AMBROZEWICZ, P. H. L. Materiais de Construção – Normas, Especificações, Aplicações e Ensaios de Laboratório. 1 ed. São Paulo: PINI, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RIBEIRO, F. A.; BARROS, M. M. S. B. de. Juntas de Movimentação em revestimentos em Fachadas. 1 ed. São Paulo: PINI, 2010.

BERTOLINI, L. Materiais de construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

FIORITO, A. J. S. L. Manual de argamassa e revestimentos: estudos e procedimentos de execução. São Paulo: PINI, 1994.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3 ed. São Paulo: Ibracon, 2008.

ATKINS, Peter; JONES, Loreta. Princípios de química. Porto Alegre: Bookman, 2005.

 

Notícias do Curso

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