Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Topografia para Engenharia

Código: 30-331

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: -

Correquisitos: -

 

EMENTA

Introdução à Topografia. Equipamentos utilizados na Topografia. Medidas topográficas. Métodos de levantamentos Planimétricos, altimétricos e planialtimétrico. Cálculos topográficos. Elaboração de plantas topográficas, e locação obras civis.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa capacitar o aluno a realizar e interpretar levantamentos topográficos.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

 - Conhecer os equipamentos topográficos;

 - Realizar levantamento de campo e cálculos topográficos;

 - Representar graficamente a superfície topográfica através de ferramentas modernas e interpretar desenhos topográficos;

 - Locação de obras da construção civil.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TOPOGRAFIA

Trabalhar as definições e termos técnicos de topografia, conceitos, importância e divisão da topografia, apresentando os tipos de equipamentos topográficos e seus acessórios, conceituando suas aplicações práticas e suas unidades de medidas. Também, enfatizar a importância da topografia na construção civil.

 

Atividade prática 01: Resolução de exercício para fixação sobre os conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – MÉTODOS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICOS

Trabalhar as definições, conceituando os métodos de levantamentos topográficos e obtenção dos dados de campo. Praticam de campo de levantamentos topográficos planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, nivelamentos geométricos, utilizando métodos de poligonação e irradiação, a partir de referências topográficas e referencias de níveis, com base nas normas reguladoras, boas práticas, desenvolvendo competência para a especificação e execução dos levantamentos topográficos para as diversas obras de engenharia civil.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – TRATAMENTO DOS DADOS DE CAMPO, REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PEÇAS TECNICAS

Trabalhar a definição, os processos de tratamentos dos dados de levantamento de campo, organização dos dados, métodos de cálculos de determinação dos erros, ajustamentos e precisões, redução das medidas, determinação de rumo e azimute, determinação das coordenadas tridimensionais dos elementos do levantamento de campo, cálculos de áreas, elaboração do desenho topográfico do terreno, contendo as medidas angulares e lineares, com as curvas de nível, elaboração de perfis do terreno, elaboração de memorial descritivo e relatórios técnicos, desenvolvendo as habilidades de interpretação da representação do relevo, a partir das plantas topográficas.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Resolução de estudo de caso sobre a aplicação pratica de levantamento de campo topográfico, cálculos e representação gráfica do relevo tridimensional, desenvolvendo competência para a especificação dos diversos tipos levantamentos topográficos empregados na construção civil.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – LOCAÇÃO TOPOGRÁFICA DE OBRAS DE ENGENHARIA

Trabalhar a definição de locação de obras civis, utilizando práticas de levantamentos topográficos, desenvolvendo competência para a especificação, interpretação e conferência de locação topográfica de obras de engenharia civil.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORGES, A. C. Topografia aplicada à Engenharia Civil. 3ª reimpressão. São Paulo: E. Blücher, 1999. v. 1 e v. 2.

COMASTRI, J. A.; TULER, J. C. Topografia: altimetria. 3. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010.

CASACA, J. M.; MATOS, J. L.; DIAS, J. M. B.. Topografia Geral. 4. ed. LTC, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13133: Execução de levantamento topográfico. Rio de Janeiro, 1994. 35p.

ESPARTEL, L. Curso de Topografia. Porto Alegre: Globo, 1982.

GEMAEL, C.; ANDRADE, J. B. de. Geodésia Celeste. Curitiba: UFPR. 2004.

GONÇALVES, J. A.; MADEIRA, S.; SOUSA, J. J. Topografia: conceitos e aplicações. Lisboa: Lidel, 2008.

MACHADO, A. dos S. Álgebra linear e geometria analítica. 2.ed. São Paulo: Atual, 1996.

PRINCÍPE JUNIOR, A. dos R. Noções de geometria descritiva. 38.ed. São Paulo: Nobel, 1996. 1. v.   

BORGES, A. de C. Exercícios de topografia. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher,1975.

TULLER, Marcelo; SARAIVA, Sergio. Fundamentos de Topografia, Editora Bookman, 2014