Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Arquitetônico Computadorizado

Código: 30-330

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

Co-requisitos: -

Pré-Requisitos: -

 

EMENTA

Normas e convenções. Desenho auxiliado por computador: conceitos básicos, desenvolvimento de projetos em CAD. Noções básicas de Sketchup.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para a aplicação de ferramentas computacionais de Desenho Auxiliado por Computador, na concepção, análise e projeto na área da Engenharia Civil, proporcionando soluções, de caráter interdisciplinar, relacionando conceitos da expressão gráfica e de técnicas na elaboração de projetos.

Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender a estrutura de comandos elementares de um programa CAD para permitir uma visão espacial de desenho e a solução aplicada de problemas na engenharia;

- Comunicar-se de forma gráfica através da elaboração de desenhos técnicos;

- Analisar projetos de engenharia com o auxílio de ferramenta computacional;

- Compreender a importância da utilização correta das ferramentas computacionais e sua interferência na continuidade dos projetos executivos;

- Compreender técnicas adequadas de elaboração, lançamento e leitura de projetos;

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos nas áreas da Engenharia Civil;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – NORMAS DE DESENHO TÉCNICO

Trabalhar as normativas de representação de desenho técnico vigentes, convenções e representações usadas convencionalmente.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DESENHOS COM INSTRUMENTOS

Trabalhar com materiais e equipamentos necessários para desenho com instrumentos; elaborar um projeto completo (cortes, fachada, planta baixa, planta de localização e situação) com equipamentos a partir de diretrizes apresentadas. Desenvolver competência de elaboração de projeto, adequando-o às diretrizes que serão apresentadas, simulando uma condição prática real.

 

Atividade prática 02: Elaboração de um projeto completo com equipamentos e instrumentos.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Trabalhar ferramentas de configuração da área de trabalho, comandos de desenho, edição e impressão, e configurações de cotas e textos. Desenvolver competência para executar projetos com a ferramenta computacional aplicada.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática e avaliativa para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS A PARTIR DE PROJETOS DE VOLUMETRIA ARQUITETÔNICA

Trabalhar a definição, a apresentação volumétrica de projetos arquitetônicos, desenvolver habilidades de locação e utilização de ferramenta computacional.

 

Atividade prática 04: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 02, 03 e 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e estudos dirigidos, envolvendo a aplicação da ferramenta CAD na área da Engenharia Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SPECK, H. Jo.; PEIXOTO, V. V. Manual básico de desenho técnico. 6.ed. Florianópolis: EdUFSC, 2010.

LEAKE, J. M.; BORGERSON, J. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010

NEIZEL, E.; DORING, K.; MEIER ZU VERL, K. Desenho técnico para a construção civil. São Paulo: Edusp, 1976. V. 1 e 2.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RIBEIRO, A. C.; PERES, M. P. Curso de Desenho Técnico e AutoCAD. São Paulo: Saraiva, 2013.

GARCIA, J. M. AutoCAD 2013 & AutoCAD LT 2013 - Curso Completo. FCA, 2012.

KATORI, Rosa. AutoCAD 2011: projetos em 2D. São Paulo: Senac, 2010.

LIMA, C. C. Estudo dirigido de AutoCAD 2008. 2. ed. São Paulo: Érica, 2008.

MONTENEGRO, G. Desenho Arquitetônico. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

BALDAM, R. de L.; COSTA, L. AutoCAD 2011: utilizando totalmente. São Paulo: Érica, 2010.

 

Notícias do Curso

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