DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Projeto Integrador – Acolhimento e Nivelamento - EC Código: 30-238 Carga Horária: 60h Créditos: 03 Pré-requisitos: - Co-requisitos: 30-236, 10-145
EMENTA Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento do Projeto Integrador, alinhado aos Elementos do Pensamento Computacional e Introdução ao Cálculo.
OBJETIVOS Adquirir capacidade de análise e síntese; Desenvolver visão interdisciplinar; Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe; Desenvolver o pensamento lógico e metodológico; Adquirir a capacidade de interpretação e solução de problemas reais.
CONTEÚDOS CURRICULARES: Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.
METODOLOGIA O Projeto Integrador - Acolhimento e Nivelamento – EC será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
AVALIAÇÃO Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Acolhimento e Nivelamento – EC.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. Introdução à engenharia. 6.ed. Florianópolis: UFSC, 2006. HOLTZAPPLE, M. T.; REECE W. D. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2006. DYM, C. L.; LITTLE, P. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GOLEMAN, D. Inteligência e emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. COVEY, S. R. Os sete hábitos das pessoas muito eficientes. 28.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006. SANTOS, I. F. Dinâmica de Sistemas Mecânicos: Modelagem, Simulação, Visualização, Verificação. São Paulo: Makron Books, 2001. MASETTO, M. T. (Org.). Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. Introdução à engenharia. 6.ed. Florianópolis: UFSC, 2006. HOLTZAPPLE, M. T.; REECE W. D. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2006. DYM, C. L.; LITTLE, P. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GOLEMAN, D. Inteligência e emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. COVEY, S. R. Os sete hábitos das pessoas muito eficientes. 28.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006. SANTOS, I. F. Dinâmica de Sistemas Mecânicos: Modelagem, Simulação, Visualização, Verificação. São Paulo: Makron Books, 2001. MASETTO, M. T. (Org.). Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.
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