Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Linguística, Letras e Artes

Disciplina: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Código: 80-174

Carga Horária: 30

Créditos: 02

 

EMENTA

Legislação e inclusão. Língua, culturas comunidades e identidades surdas. Aquisição de Linguagem e a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

 

OBJETIVO

Oportunizar o contato com a LIBRAS, visando a proporcionar subsídios básicos para a comunicação através dessa linguagem.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Legislação e Inclusão;

Cultura Surda / Relação de história da surdez com a Língua de sinais;

Aquisição da Linguagem de Libras / Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais: o espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em contextos triviais de comunicação.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas.

AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LOPES, M. C. Surdez & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (org.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.  

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRITO, L. (Org.). Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2008.

FERNANDES, E. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.  

FERNANDES, E. Surdez e bilingüismo. Porto Alegre: Organizadora Mediação, 2005.

LACERDA, C. B. F. (Org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.

SCKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.