Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EM ODONTOLOGIA

CÓDIGO: 70-938

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)                                

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Contribuições da Psicologia e Psicologia da Saúde para a formação na odontologia.  Teorias em Psicologia. Desenvolvimento humano e as etapas do ciclo vital. Transtornos psiquiátricos e seu impacto nos cuidados em saúde. Psicologia aplicada à diferentes situações em odontologia. Estresse, ansiedade, medo e técnicas de controle e manejo de comportamentos. A construção da carreira na odontologia.

 

2 OBJETIVO GERAL

Conhecer os fundamentos básicos da Psicologia aplicada à Odontologia.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Relacionar os conceitos da Psicologia e da Psicologia da Saúde com a odontologia.

- Conhecer as principais abordagens teóricas da Psicologia e sua aplicabilidade na odontologia.

- Caracterizar as fases do ciclo vital e alguns transtornos psiquiátricos, estabelecendo relações com o atendimento odontológico.

- Contribuir para a construção de postura e atitude profissional, bem como para o planejamento da carreira na odontologia.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Psicologia, Psicologia da Saúde e Odontologia:  aspectos históricos e conceituais, relevância da abordagem interdisciplinar

2. Teorias em Psicologia: visão geral

  2.1 Abordagens Psicodinâmicas

  2.2 Abordagem Cognitiva

  2.3 Abordagem Comportamental

  2.4 Abordagem Sistêmica

3. Desenvolvimento humano: o atendimento odontológico nas etapas do ciclo vital

  3.1 Infância, e adolescência

  3.2 Idade adulta e envelhecimento.

4.  Transtornos psiquiátricos: visão geral e impacto nos cuidados em saúde

  4.1 Transtornos do Humor – Transtorno depressivo e bipolaridade

  4.2 Transtornos relacionados ao uso de substância

  4.3 Transtornos de Ansiedade

  4.4 Estresse, medo, ansiedade e fobia odontológica

5. Técnicas de controle e manejos comportamentais

6. Psicologia e Psicossomática Aplicada à diferentes situações em odontologia.

  6.1 Disfunção da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM)

  6.2 Bruxismo

  6.3 Dor crônica

  6.4 Prótese e implante

  6.5 Tratamentos estéticos

7. Interação cirurgião dentista, paciente, família e instituição.

  7.1 A construção do vínculo e as relações interpessoais entre o profissional de saúde e o paciente no atendimento odontológico.

  7.2 O cuidado em saúde e o processo de adesão ao tratamento

  7.3 A comunicação em saúde

8. O ingresso e o planejamento da carreira na odontologia.

  8.1 Autoconhecimento

  8.2 Fatores Estressantes

  8.3 Habilidades comportamentais, postura e atitude profissional

  8.4 Liderança e trabalho em equipe

 

5 METODOLOGIA

Os conteúdos serão ministrados através de aulas expositivas, reflexivas e dialogadas com uso de recursos audiovisuais, discussão de textos em grupo e de vivências pessoais e de práticas do curso, análise de vídeos, apresentação de seminários e uso de dinâmicas de grupo.

 

6 AVALIAÇÃO

Prova teórica, trabalhos escritos a partir das discussões e seminários propostos em aula, apresentação de casos clínicos de pacientes com difícil manejo odontológico propondo técnicas e soluções para o atendimento.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORRELL CARRIÓ, Francisco. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012.

MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

SEGER, Liliana. Psicologia & Odontologia: uma abordagem integradora. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Santos, 2009.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BREINBAUER, Cecilia; MADDALENO, Matilde (Org.). Jovens: escolhas e mudanças: promovendo comportamentos saudáveis em adolescentes. 2008.

CAMPOS, Dinael Corrêa de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

KLATCHOIAN, Denise Ascenção. Psicologia odontopediátrica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2002. 375 p.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

PERELBERG, Rosine Jozef et al. Freud: uma leitura atual. Porto Alegre: Artmed, 2012.