Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA B

Código: 70-937

Carga Horária: 30 (Teórica: 30)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

O que é o ser humano, desde a sua origem e as dimensões principais da evolução dos hominídeos. Reflexões sobre o ser humano como um ser social, político, econômico, religioso, racional, de linguagem e biológico. O ser humano como um ser para si, para o mundo e para os outros.

 

2. OBJETIVO GERAL:

Analisar a importância e a especificidade da Antropologia Filosófica e as suas possibilidades para o conhecimento do ser humano acerca de si mesmo e das relações que estabelece com os outros.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-  Compreender o conceito, o campo de atuação das diversas antropologias;

-  Compreender as principais concepções de homem presentes na tradição filosófica;

-  Capacitar o aluno para que seja capaz de olhar a si mesmo, ao outro e ao seu entorno, com vistas a melhoria de sua qualidade de vida e de trabalho.

 

4. CONTEÚDOS CURRICULARES:

  1. Antropologia: Conceito e campo de ação
  2. As diversas Antropologias
  3. Antropologia Filosófica: sua especificidade
  4. As distintas dimensões do ser humano: ser individual, político, social, cultural, ético, corpóreo, de linguagem, de conhecimento, de vontade, de crenças, histórico, dialético, dialógico.
  5. Relações do ser humano consigo mesmo, com o outro e com a natureza: Condições da vida humana e a sua preservação.
  6. O homem, um projeto de vida saudável: a saúde, a educação, o emocional e a relação com o outro.

 

5. METODOLOGIA:

A disciplina desenvolver-se-á por meio de aulas expositivas, seminários, discussões coletivas, análises de vídeos e a realização de trabalhos individuais e em grupo. A participação ativa da turma nos debates e proposições é de fundamental importância para o desenvolvimento da disciplina, que contará com momentos de pesquisa e exposição dos resultados obtidos.

 

6. AVALIAÇÃO:

Os critérios utilizados para a avaliação dos alunos compõem-se de: seminários, trabalhos em grupo, atividades descritivas, participação em aula, resenhas, auto avaliação, considerando-se, numa avaliação individualizada, os que possuem dificuldades de aprendizagem.

 

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2014.

LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARTINS, Clerton (Org.). Antropologia das coisas do povo. São Paulo: Roca, 2005.

 

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARLT, Gerhard. Antropologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 11. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CORDI, Cassiano. Para filosofar. 3. Ed. São Paulo: Scipione, 1997.

CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 14. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

STORK, Ricardo Yepes. Fundamentos de antropologia: um ideal da excelência humana. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, 2016.

 

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