Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE ODONTOGERIATRIA

CÓDIGO: 40-794

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórico: 30)

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Atendimento ao paciente idoso. Conhecimentos específicos. Interação com profissionais da saúde. Reconhecer. Classificar. Distinguir alterações fisiológicas do envelhecimento. Estado de saúde bucal e geral. Diagnóstico. Planejamento. Execução de tratamento na terceira idade.

 

2 OBJETIVO GERAL

Tratamento preventivo, curativo e reabilitador, dentro das particularidades inerentes à odontogeriatria.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Introduzir o aluno no conhecimento dos vários aspectos teóricos e clínicos aplicados à população idosa e as particularidades inerentes aos cuidados em Odontogeriatria;
  • Entender o processo de envelhecimento e as possíveis inter-relações com a odontologia e as alterações patológicas que acometem a estrutura bucal dos pacientes na terceira idade.
  • Direcionar o conhecimento à etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e evolução da doença; bem como aos meios preventivos e abordagem do paciente como um todo, de forma multidisciplinar.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Fundamentos de odontogeriatria
  2. Epidemiologia das doenças bucais na terceira idade
  3. Aspectos psicológicos, sociais e emocionais no atendimento ao idoso
  4. Funções do sistema mastigatório e sua importância no processo digestivo
  5. Nutrição na terceira idade
  6. Identificação e diagnóstico de problemas bucais próprios da terceira idade
  7. Avaliação sistêmica e clínica do paciente geriátrico de interesse odontológico
  8. Interação entre a Medicina e a Odontologia na terceira idade
  9. Diagnóstico e plano de tratamento integrado em Odontogeriatria
  10. Tratamento indicado e Tratamento real
  11. Atendimento ao paciente geriátrico institucionalizado
  12. Implantes osseointegrados: uma alternativa para o paciente geriátrico desdentado total
  13. Higienização bucal de pacientes idosos portadores de próteses
  14. Controle e manutenção do tratamento reabilitador em pacientes idosos
  15. Programa Nacional de Seguranc¸a do Paciente (PNSP)

 

5 METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada será através de aulas expositivas e dinâmicas de grupo (seminários), bem como metodologias ativas de discussões de artigos e debates de casos clínicos.

 

Metodologias Ativas:

- Seminário de Integração:

Tema: Seminário integrativo de conteúdos

Objetivo Geral: Elaboração de uma aula expositiva para apresentação ao grande grupo

Objetivos Específicos: Busca ativa de conteúdos envolvendo um tema específico, envolvimento a literatura científica; treinamento de dinâmica de apresentação em grande grupo; debate em grande grupo dos conteúdos apresentados.

Metodologia: delimitação de um tema específico e elaboração de uma aula expositiva de 30 minutos, de forma individual, para ser ministrada ao grande grupo; Sorteio de duas pessoas para apresentarem suas aulas desenvolvidas e, após, discussão aberta sobre os temas apresentados visando estimular a participação e melhor entendimento do conteúdo ministrado.

Avaliação: avaliação individual de cada apresentação elaborada e entregue para o professor em formato digital, com bônus para os alunos que forem sorteados e apresentarem para o grande grupo.

 

- Diagnóstico e Plano de tratamento Integrado em Odontologia

Tema: diagnóstico e plano de tratamento integrado em odontologia – tratamento indicado x tratamento real.

Objetivo Geral: Proporcionar conhecimentos específicos, interação com as diversas áreas da saúde. Reconhecer, classificar e distinguir alterações fisiológicas, estado de saúde bucal e geral, diagnóstico, planejamento e execução de tratamento.

Objetivos Específicos: Estimular senso crítico adaptativo da aplicação dos conhecimentos odontológicos para estabelecimento de plano de tratamento individual; Estimular debate e discussão de informações em grupo; Estimular integração de conhecimentos e trabalho em equipe para estabelecimento de diagnóstico e plano de tratamento odontológico.

Metodologia: Apresentação de imagens em power point e informações sobre casos clínicos específicos aos conteúdos ministrados; Dinâmica em grupo: reunião em grupos de alunos para discussão das informações e troca de conhecimentos para estabelecimento de diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento para cada paciente.

Avaliação: Exposição do diagnóstico e plano de tratamento para o grande grupo e entrega do plano de tratamento escrito para o professor ao final.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante:

1. Observação da frequência as atividade da disciplina;

2. Participação do aluno nas atividades proposta pela disciplina;

3. Desempenho individual através de provas escritas e apresentação de seminários;

4. Relacionamento com colegas e professores.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MELLO, Hilton Souchois de Albuquerque. Odontogeriatria. São Paulo: Santos, 2005.

VENDOLA, Maria Cecília Ciaccio; ROQUE NETO, Augusto. Bases clínicas em Odontogeriatria. São Paulo: Santos, 2009.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BUSNELLO, Fernanda Michielin. Aspectos nutricionais no processo do envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.

GARBUGLIO, Joyce Lukower. Sorrindo na melhor idade: uma abordagem atual da reabilitação oral na terceira idade. São Paulo: Santos, 2009.

RAMOS, Luiz Roberto (Coord.). Guia de geriatria e gerontologia. Barueri: Manole, 2005. (Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar).

SCHWANKE, Carla H. A. (Org.). Atualizações em geriatria e gerontologia III: nutrição e envelhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

TERRA, Newton Luiz (Org.). Envelhecendo com qualidade de vida. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

 

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