Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR

CÓDIGO: 40-792

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Conceitos sobre atendimento hospitalar. Fundamentação do atendimento odontológico ao paciente hospitalizado. Noções e peculiaridades no atendimento hospitalar. Critérios de indicação. Noções de atenção e cuidados direcionados à especificidade do atendimento odontológico integrado com a equipe multidisciplinar hospitalar. Pedidos de exames específicos. Solicitação de parecer da equipe multidisciplinar. Internação. Rotina de visita hospitalar. Cuidados no pós-operatório. Relacionamento inter-pessoal da equipe e acompanhante/responsável/cuidador. Aplicação de conceitos de odontologia educativa e preventiva nos diferentes cenários hospitalares.

 

2 OBJETIVO GERAL

Introduzir o aluno no conhecimento da odontologia voltada ao ambiente hospitalar, dimensionando a importância do atendimento odontológico hospitalar, para capacitar o aluno do curso de Odontologia nos níveis educativo, preventivo e curativo, em um contexto multidisciplinar.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para trabalhar em ambiente hospitalar na equipe multiprofissional hospitalar;

- Conhecer as dinâmicas de funcionamento do hospital;

- Conhecer e usar recursos específicos;

- Aplicar conhecimentos de Odontologia no atendimento ao paciente hospitalizado e/ou com doença crônica;

- Entender o tratamento odontológico no contexto hospitalar, em nível ambulatorial e de centro cirúrgico;

- Correlacionar os conhecimentos adquiridos;

- Aplicar recursos diagnósticos;

- Executar planejamentos direcionados às necessidades do paciente;

- Desenvolver espírito crítico e discernimento;

- Trabalho dinâmico e troca de informações com a equipe.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Organização Hospitalar: Papel do cirurgião-dentista;
  2. Centro Cirúrgico (Princípios de funcionamento);
  3. Anestesia Geral em Odontologia;
  4. Atuação do cirurgião-dentista em UTI’s;
  5. Complicações Bucais do tratamento anti-neoplásico;
  6. Doenças sistêmicas e correlação com a odontologia;
  7. Infecções Odontogênicas;
  8. Farmacologia aplicada;
  9. Periodontia e inflamação sistêmica;
  10. Ventilação mecânica;
  11. Cuidados ao paciente intensivo;
  12. Emergências médicas em odontologia.

 

5 METODOLOGIA

         Serão realizadas atividades teóricas baseadas na interação e no diálogo entre professor e aluno, com o objetivo de sedimentar o conhecimento em relação a odontologia em nível hospitalar. Além disso, serão utilizadas metodologias ativas e de acessibilidade, visando à individualidade de aprendizagem de cada discente. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos nacionais e internacionais, estudo de caso clínico, estudos dirigidos e seminários visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação será por meio de provas teóricas e discussão de ações da atuação odontológica em nível hospitalar. Também será avaliado por meio da observação do perfil comportamental observando habilidades e competências do aluno em sala de aula. Para aprovação na disciplina, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de presença nas atividades propostas.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONVISSAR, Robert A. Princípios e práticas do laser na Odontologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

JORGE, Waldyr Antônio. Odontologia hospitalar: bucomaxilofacial, urgências odontológicas e primeiros socorros. Rio de Janeiro: Medbook, 2009,982p.

VARELLIS, Maria Lúcia Zarvos. O Paciente com Necessidades Especiais na Odontologia: Manual Prático, 3 ed. São Paulo: Santos, 2017. (Biblioteca Virtual)

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUGNERA JÚNIOR, Aldo (et al.). Atlas de laserterapia aplicada à clínica odontológica. São Paulo: Santos, 2007.

ELIAS, Roberto João. Atendimento a pacientes de risco em Odontologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.

HUPP, James R.; TUCKER, Myron R.; ELLIS III, Edward. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. xiv, 704 p.

LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos - conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SANTOS, Paulo Sérgio da Silva; SOARES JUNIOR, Luiz Alberto Valente. Medicina bucal: a prática na odontologia hospitalar. São Paulo: Santos, 2012. 315p.

 

Notícias do Curso

Ver todas