Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ESTÁGIO EM GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DA SAÚDE

CÓDIGO: 40-790

PRÉ-REQUISITO: 40-781

CARGA HORÁRIA: 30 (Prática: 30)           

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Conceitos básicos de gestão. Conceitos de Empreendedorismo. Evidenciar as teorias da Administração nos métodos de gestão. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações na era do conhecimento. Noções de custo e formação de preços. Administração de pessoas e a gestão de qualidade e produtividade. Gestão de clínicas. Gestão de convênios e programas no Sistema Único de Saúde.

 

2 OBJETIVO GERAL

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras no profissional odontólogo capacitando-o gerencialmente para a implantação e gestão de clínicas e convênios junto ao SUS.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a evolução histórica da administração nas empresas;

- Desenvolver o perfil empreendedor do acadêmico de odontologia;

- Capacitar o acadêmico para a elaboração de um plano de negócios;

- Aprimorar a gestão de pessoas e públicos no atendimento de saúde;

- Apresentar e discutir conceitos, legislação e convênios do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Introdução a teoria geral da administração: a administração e suas perspectivas, conteúdo o e objetivo do estudo da administração, a administração na sociedade moderna, antecedentes históricos da administração, empreendedorismo, liderança;

2. Empreendedorismo: análise histórica do surgimento do empreendedorismo: identificação de oportunidades;

3. Plano de negócios: a empresa; estratégia de produto/serviço; análise de mercado e competidores; plano de marketing; análise estratégica; plano financeiro - investimentos/custos / fluxo de caixa/ ponto de equilíbrio; análise de risco; questões legais de constituição da empresa; análise prática do plano de negócios.

4. Sistema Único de Saúde – SUS: Legislação; objetivo do SUS; o que constituí o SUS; definição de convênio; tipos de entidades; metodologias de prestação de contas.

 

5 METODOLOGIA

A aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros odontólogos. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, softwares de gestão e elaboração de planos de negócios; seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação efetivada será a de processo, envolvendo as seguintes dimensões: avaliações escritas, conteúdo e apresentação de trabalhos parciais e/ou finais, desempenho nas tarefas e exercícios individuais e grupais.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: nomenclatura, parâmetros e instrumentos de planejamento. Brasília: Ministério da Saúde, 1990. 13 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

DRUCKER, P. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1991.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, L. C. G. de.  Organização de sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. São Paulo: Atlas, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo, tornando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. São Paulo: Futura, 2001.

ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo:Saraiva, 2000;

RODRIGUES, L. C. Empreendedorismo, construindo empresas vencedoras. Blumenau: Acadêmica, 2001.