DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESTÁGIO MULTIPROFISSIONAL II CÓDIGO: 40-789 PRÉ-REQUISITOS: 40-782, 40-779 CARGA HORÁRIA: 60 (Prática: 60) Nº DE CRÉDITOS: 04
1 EMENTA Atenção integral coletiva e individual em saúde. Integração ensino-serviço. Exame, diagnóstico, planejamento e tratamento do paciente. Promoção de saúde e Prevenção de doenças. A educação ambiental na prática odontológica. Saúde bucal e Direitos Humanos. Políticas Públicas e Aspectos Étnico-raciais. Integração curricular.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar ao acadêmico conhecimento e experiência prática em diferentes áreas de atuação do profissional da odontologia.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Aprofundar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o trabalho em equipe multidisciplinar, em diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde; - Desenvolver ações educativas e preventivas. - Realizar atendimentos odontológicos de pacientes em variados níveis de complexidade.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES Desenvolvimento de atividades educativas, preventivas e curativas nos diferentes espaços (níveis de complexidade) do Sistema Único de Saúde (SUS).
5 METODOLOGIA Desenvolvimento de atividades educativas, preventivas e curativas nos diferentes espaços (níveis de complexidade) do Sistema Único de Saúde (SUS) e Clínica-Escola de Odontologia. Previamente ao início das atividades, o estagiário deverá protocolar os Termos de Compromisso de Estágio (3 vias) conforme consta no Regimento de Estágio.
6 AVALIAÇÃO A avaliação dos acadêmicos será baseada no desenvolvimento de habilidades e competências, necessárias para a atuação profissional, registradas por meio do desempenho em atividades práticas/clínicas (por meio de critérios pré-estabelecidos) ao longo do semestre. O estágio multiprofissional II é composto por duas avaliações: do Preceptor/Professor e do Relatório Final. Na avaliação do Preceptor/Professor será analisado o desempenho do acadêmico no acolhimento ao paciente, diagnóstico, plano de tratamento, manejo/conduta, resolução de problemas, tratamento clínico, assiduidade, pontualidade, relacionamento interpessoal, biossegurança e nível de conhecimento (arguições orais). No Relatório Final, o acadêmico deverá entregar as cópias ao Coordenador de Estágio, conforme as normas ABNT (Manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI). As avaliações serão realizadas semanalmente e para isso o docente/preceptor deverá avaliar as habilidades e competências dos acadêmicos para a realização das atividades clínicas. Os critérios de avaliação são pré-definidos, estarão dispostos em uma planilha e compreendem os seguintes aspectos:
Para ter aprovação, o estagiário precisa cumprir com a frequência de 100% (cem por cento), obter a média com nota mínima de 5,0 (cinco), não há exame final e no mínimo 15 encontros/aulas, totalizando 60 horas/semestre.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GOES, Paulo Sávio Angeiras de; MOYSÉS, Samuel Jorge (Org.). Planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal. São Paulo: Artmed, 2012. GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2013. LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010. COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires; DISSENHA, Rosângela Maria Schitt; WEFFORT, Soo Young Kim. Saúde bucal do bebê ao adolescente: guia de orientação para a gestante, pais, profissionais da saúde e educadores. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011. LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. MONDELLI, José et al. Fundamentos de dentística operatória. São Paulo: Santos, 2013.
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