DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESTÁGIO EM CLÍNICA INTEGRADA DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS CÓDIGO: 40-787 PRÉ-REQUISITO: 40-781 CARGA HORÁRIA: 60 (Prática: 60) Nº DE CRÉDITOS: 04
1 EMENTA Atenção odontológica integral ao paciente com necessidades especiais. Abordagem multiprofissional e interdisciplinar. Educação em saúde. Legislação, Ética e Garantia dos Direitos.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar ao acadêmico o conhecimento sobre a atenção odontológica de pacientes com necessidades especiais.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA No estágio em Clínica Integrada de Pacientes com necessidades Especiais, o acadêmico continuará o desenvolvimento de habilidades e competências para a atenção integral de diferentes pessoas com deficiência/necessidade especial por meio de atendimentos clínicos. Durante este estágio o acadêmico será estimulado a buscar o conhecimento a fim de resolver problemas clínicos propostos pelos professores/preceptores do estágio. Estes problemas serão previamente definidos pelos preceptores e discutidos com os acadêmicos em momentos pré-estabelecidos ao longo do semestre. Os problemas a serem resolvidos pelos acadêmicos envolvem os seguintes temas: - Conceitos, classificação, aspectos legais e éticos, processo de luto. - Anamnese, exame físico e plano de tratamento - Deficiências sensoriais - Deficiência intelectual - Deficiência física e alterações neuropsicomotoras - Deficiência múltipla - Distúrbios comportamentais e psiquiátricos - Anomalias congênitas - Doenças sistêmicas crônicas - Doenças infectocontagiosas - Estabilização e contenção - Atenção hospitalar
6 AVALIAÇÃO A avaliação dos acadêmicos será baseada no desenvolvimento de habilidades e competências, necessárias para a atuação profissional, registradas por meio do desempenho em atividades práticas/clínicas (por meio de critérios pré-estabelecidos) ao longo do semestre. Para a composição numérica da Média Final do acadêmico, será elaborada uma Nota 1 (que compreenderá à nota atribuída ao desempenho clínico na primeira metade do semestre) e uma Nota 2 (correspondendo à nota atribuída ao desempenho durante a segunda metade do semestre). A média aritmética da Nota 1 e Nota 2 resultará na Média Final semestral. A variação possível para a composição de cada avaliação será de 0 (zero) a 10 (dez). As avaliações serão realizadas semanalmente e para isso o docente deverá avaliar as habilidades e competências dos acadêmicos para a realização das atividades clínicas. Os critérios de avaliação são pré-definidos, estarão dispostos em uma planilha e compreendem os seguintes aspectos:
Para ter aprovação, o acadêmico precisa cumprir com a frequência de 100% (cem por cento), obter a média com nota mínima de 5,0 (cinco) e não há exame final.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ELIAS, Roberto João. Atendimento a pacientes de risco em Odontologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. ELIAS, Roberto João. Odontologia para pacientes com necessidades especiais: uma visão clínica. São Paulo: Santos, 2007. VARELLIS, Maria Lúcia Zarvos. O Paciente com Necessidades Especiais na Odontologia: Manual Prático, 3 ed. São Paulo: Santos, 2017. (Biblioteca Virtual)
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. LITTLE, James W. et al. Manejo odontológico do paciente clinicamente comprometido. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. SANTOS, Paulo Sérgio da Silva; SOARES JUNIOR, Luiz Alberto Valente. Medicina bucal: a prática na odontologia hospitalar. São Paulo: Santos, 2012. SILVA, Luis Cândido Pinto da; CRUZ, Roberval de Almeida. Odontologia para pacientes com necessidades especiais: protocolos para o atendimento clínico. São Paulo: Santos, 2009. SOUZA, Ivete Pomarico Ribeiro de; CASTRO, Gloria Fernanda. Abordagem odontológica da criança infectada pelo HIV. São Paulo: Santos, 2008.
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