Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA II

CÓDIGO: 40-784

PRÉ-REQUISITO: 40-774

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15)

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Conclusão e Apresentação do relatório final do projeto de pesquisa. Elaboração de artigo científico. Tradução e publicação de artigos científicos.

 

2 OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno do Curso de Odontologia para a aplicação do método científico na condução de pesquisa científica e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o aluno para a coleta, organização e tabulação de dados coletados, bem como análises estatísticas, organização de resultados e discussão dos resultados;

- Possibilitar o conhecimento da estrutura básica e formatação do artigo científico e/ou da monografia de conclusão de curso.

- Fomentar a elaboração e publicação de artigos científicos por parte dos alunos.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Leitura e interpretação de artigos científicos;
  2. Forma de apresentação dos dados;
  3. Requisitos básicos para a estruturação da discussão dos dados;
  4. Formatação de artigo científico e/ou monografia de acordo com as regras estabelecidas pela ABNT e regulação interna da URI, Campus Erechim;
  5. Apresentação final do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

5 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida de modo a acompanhar os alunos na finalização do trabalho de conclusão de curso preparado. Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a estimular o pensamento crítico e investigativo do aluno, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma. Os conteúdos curriculares visam guiar o acadêmico na organização das informações e formatação do trabalho final, bem como da apresentação para a banca avaliadora.

Para as atividades práticas, a disciplina prevê a redação do trabalho final pelos acadêmicos, sob supervisão de seus orientadores, de acordo com a metodologia previamente delimitada. Ao final da disciplina, será realizado a apresentação dos trabalhos para uma banca avaliadora, de acordo com o Regimento do Curso de Odontologia para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

6 AVALIAÇÃO

Para a avaliação da apresentação do projeto, serão considerados os parâmetros avaliados na apresentação do trabalho de conclusão de curso, excetuando-se a avaliação dos resultados, discussão e conclusão, a fim de verificar os seguintes aspectos:

I – APRESENTAÇÃO/DEFESA (peso 4,0)

Postura

Elaboração dos Slides

Objetividade e Clareza

Sequência do Desenvolvimento

Adequação do tempo

Domínio sobre o Assunto

TOTAL I

II - CONTEÚDO DO TTC (peso 6,0)

Título e Resumo

Introdução

Revisão Bibliográfica

Materiais e Métodos

Resultados e Discussão

Conclusão

Apresentação gráfica e Normas ABNT

TOTAL II

TOTAL I (0,4) + TOTAL II (0,6)

 

Esses critérios serão verificados pela banca examinadora e pelo professor orientador, e a média das avaliações irá compor a nota final do aluno na disciplina.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BERQUÓ, Elza; SOUZA, José Maria Pacheco de; GOTLIEB, Sabina Lé Davidson. Bioestatística. 2. ed., rev. São Paulo: E.P.U., 1981.

ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.  

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. 213 p.

CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para utilização da literatura médica: manual para prática clínica da medicina baseada em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

HULLEY, Stephen B. (Et al.). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.