DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESTÁGIO EM CLÍNICA INTEGRADA DE PRÓTESE DENTAL I CÓDIGO: 40-780 PRÉ-REQUISITOS: 40-771, 40-776 CARGA HORÁRIA: 90 (Prática: 90) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Reabilitação protética de forma integrada com prótese fixa, prótese total e prótese parcial removível, com aplicação clínica dos conteúdos trabalhados em disciplinas previamente cursadas e aperfeiçoamento das técnicas executadas nos semestres anteriores.
2 OBJETIVO GERAL Realizar procedimentos clínicos em pacientes com foco no tratamento protético.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aperfeiçoar o conhecimento em cada especialidade e a aplicação clínica dos mesmos, deforma integrativa; - Otimizar a elaboração de planejamento dos casos, de acordo com a complexidade a ser atendida no semestre, sendo estabelecido pelo aluno, discutido, retificado e supervisionado pelos professores da disciplina; - Executar procedimentos previamente definidos, numa sequência sistematizada para a resolução dos casos clínicos; - Progredir nas habilidades técnicas necessárias e inerentes ao atendimento de pacientes em odontologia; - Aprimorar o conhecimento teórico e científico e direcionando-o em ações clínicas resolutivas.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA As aulas serão conduzidas na construção do aprender, utilizando experiências reais dos casos clínicos executados ao longo do semestre, e onde serão discutidas as problemáticas inerentes a condução dos atendimentos, visando as condições de solucionar, com sucesso, tarefas essenciais da prática em diferentes situações. As práticas serão baseadas nos atendimentos clínicos. Os pacientes serão atendidos por duplas de alunos, na Clínica-Escola da URI, na URICEPP. Para isto poderão ser desenvolvidas atividades de pesquisa com busca por literatura; estudos de casos com a utilização dos materiais em cada situação; estudos por meio da metodologia da problematização levantando as diferentes possibilidades de tratamento com os recursos disponíveis, aprendizagem baseadas em problemas, buscando alternativas para a resolução, seminários individuais ou em grupos e simulações laboratoriais com as técnicas e materiais preconizadas na disciplina. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas.
6 AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação serão seguidos conforme o disposto nos capítulos VII e IX do Regimento de Estágios Supervisionados do Plano Pedagógico do Curso de Odontologia da URI. Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras. O processo de avaliação do aluno ocorrerá a partir de seu desempenho TEÓRICO e desempenho PRÁTICO. O desempenho dos alunos será avaliado do seguinte modo: Avaliação teórica: A avaliação teórica será composta por seminários de casos clínicos e entrega do relatório final do estágio: Cada dupla deverá apresentar, em forma de seminários, dois casos clínicos executados nas clínicas ao longo do semestre. O objetivo dessa atividade é posicionar o aluno no centro da construção do conhecimento, a partir da exposição de questões fundamentais no planejamento e execução dos casos clínicos, sempre com o embasamento teórico apropriado. Esses seminários serão divididos da seguinte maneira: 1) Primeiro seminário: a dupla deverá apresentar o paciente, com informações relevantes a respeito do contexto social ao qual seu paciente está inserido, contextualizando essa informações com o quadro clínico inicial do paciente. Informações a respeito dos diagnósticos do paciente deverão ser apresentadas nesse momento, e com essas informações, a proposição de um completo plano de tratamento. 2) Segundo seminário: deverá apresentar um breve resumo do primeiro seminário, a fim de contextualizar os colegas sobre a situação do paciente. A partir disso, a execução dos procedimentos clínicos deverá ser apresentada. A sequência correta dos passos clínicos, juntamente com as técnicas adequadamente realizadas, deverão ser apresentadas. A discussão a respeito do exposto será estimulada, a fim de estimular a construção do conhecimento e do senso crítico dos alunos, principalmente em relação a tomada de decisão clínica. Este segundo seminário deverá ser entregue impresso conforme norma do capítulo IX do Regimento de Estágios Supervisionados do Plano Pedagógico do Curso de Odontologia da URI, e servirá como relatório final de estágio.
Avaliação prática: relacionada aos desempenho durante os atendimentos clínicos. As notas práticas diárias serão atribuídas pelos professores em fichas de avaliação preenchidas a cada aula prática, considerando os seguintes critérios:
Possíveis limitações motoras ou de acesso as informações referentes a avaliação clínica diária serão consideradas pelo corpo docente, e adequações no método de avaliação poderão ser executadas conforme a necessidade do aluno. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em
Atividades avaliativas e pesos:
Observações Importantes:
Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:
- Média final até 4,9 - reprovação; - Média final 5,0 ou superior - aprovação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA TELLES, Daniel de Moraes. Prótese total: convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos, 2011. TODESCAN, Reynaldo; SILVA, Eglas E. Bernardes da; SILVA, Odilon José da. Atlas de prótese parcial removível. São Paulo: Santos, 2012. PEGORARO, Luiz Fernando et al. Prótese Fixa: bases para o planejamento em reabilitação oral. São Paulo: Artmed, 2013. 487 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAMPOS, Adeliani A. Prótese fixa para o clínico. São Paulo: Santos, 2003 DAWSON, Peter E. Oclusão funcional: da ATM ao desenho do sorriso. São Paulo: Santos, 2008. EDUARDO, Carlos de Paula et al. Estética dental: como fazer e como manter. São Paulo: Santos, 2012. KINA, Sidney. Equilibrium: cerâmicas adesivas case book. São Paulo: Artmed, 2009. VOLPATO, Cláudia Ângela Maziero. Próteses odontológicas: uma visão contemporânea - fundamentos e procedimentos. São Paulo: Santos, 2012.
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