Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE ORTODONTIA PREVENTIVA

CÓDIGO: 40-778

PRÉ-REQUISITO: 40-450, 40-753, 40-761

CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica: 30 / Prática: 30)           

Nº DE CRÉDITOS: 04

 

1 EMENTA

Disciplina teórico-prática que tem por objetivo estabelecer os conceitos de normalidade do desenvolvimento da dentição humana e, do sistema estomatognático. Reconhecer os fatores etiológicos das más oclusões, classificar, realizar o diagnóstico diferencial e as alternativas de prevenção e interceptação delas, através de procedimentos ortodônticos e ortopédicos.

 

2 OBJETIVO GERAL

Através de abordagens terapêuticas, estabelecer protocolos clínicos para preservar a integridade da oclusão com a eliminação de fatores etiológicos presentes, que ainda não desenvolveram uma má oclusão ou deformidade dentofacial.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver competências para o diagnóstico e interceptação das más oclusões.

- Através da confecção laboratorial, capacitar tecnicamente os discentes e conhecerem as indicações para cada um dos aparelhos ortodônticos confeccionados

- Embasar com evidências científicas a preparação para as atividades da Clínica Infanto-Juvenil, que será realizada no nono semestre.

- Capacitar os discentes para a compreensão do correto manuseio do instrumental.

- Desenvolver competências relacionadas ao manejo de informações (pesquisa, seleção e intepretação de materiais acessados em diferentes bases de dados).

- Realizar atualização e aprofundamentos de estudos embasados em evidências científicas, a partir de análise de artigos, estudos de casos, entre outros.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Diagnóstico em ortodontia preventiva e interceptativa.
  2. Classificação das más oclusões.
  3. Biogênese das dentaduras decídua, mista e permanente.
  4. Etiologia das más oclusões.
  5. Movimentação ortodôntica.
  6. Extrações seriadas.
  7. Aço inoxidável e junção de ligas odontológicas.
  8. Técnica ortodôntica laboratorial - soldagem à chama e a ponto, bandagem ortodôntica, moldagem de transferência, confecção de banda alça, arco lingual de Nance, grade palatina fixa, barra transpalatina soldada, expansor de Schwarz e disjuntor colado de McNamara.
  9. Crescimento craniofacial.
  10. Ortodontia interceptativa – terapêuticas nas dentaduras decídua, mista e permanente.
  11.  Ortodontia preventiva – preservação da integridade da oclusão pela eliminação de fatores etiológicos presentes.
  12. Análise facial.
  13. Tratamento das discrepâncias transversais.
  14. Tratamento da Classe III.
  15. Tratamento da mordida aberta anterior.
  16. Tratamento da Classe II.

 

5 METODOLOGIA

Desenvolvimento de atividades teóricas dialogadas e interativas, com foco no aprendizado. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, seminários, entre outros, sempre priorizando a integração do conteúdo com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos.

 

6 AVALIAÇÃO

         Serão realizadas avaliações, individuais, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, análise de modelos de gesso para a classificação das más oclusões dentárias, moldagem, obtenção de modelos de gesso e montagem ema articulador semi-ajustável entre pares, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outras.

 

Atividades avaliativas e pesos:

Atividade

Valor

Atividade

Valor

PROVA 1*

8,0

PROVA 2*

5,0

Trabalho Avaliativo

1,5

Avaliação dos trabalhos laboratoriais

4,5

Nota por competências

0,5

Nota por competências

0,5

Total (= Nota 1)

10,0

Total (= Nota 2)

10,0

Nota do semestre = média das Notas 1 e 2

*Provas teóricas → individuais e sem consulta.

 

Observações Importantes:

  • As análises de aprendizagem individuais (provas) serão escritas, constituídas por questões discursivas e objetivas, aplicadas em data previamente marcada.
  • O aluno que se ausentar no dia da realização da prova só terá direito à prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela coordenação do curso.
  • Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso ou manuscrito, de acordo com o tipo de atividade.
  • Os trabalhos entregues com atraso terão a redução de 30% do valor e poderão ser recebidos até a aula da semana seguinte, a partir da data de entrega determinada. Não cabem formas substitutivas para os mesmos.
  • Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos, contiverem evidências de material literalmente copiado ou traduzido de livros ou Internet.

 

Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:

  • Qualidade das ideias: fundamento das ideias, correlação de conceitos e inferências, riqueza na argumentação, profundidade dos pontos de vista.
  • Uso correto de linguagem: linguagem científica (escrita e aplicação correta de termos), gramática, normas técnicas de apresentação/digitação.
  • Criatividade e originalidade.
  • Condições de aprovação e reprovação:

Média final 4,9 - reprovação;

Média final entre 5,0 e 6,9 - exame.

Média final 7,0 ou superior - aprovação.

O exame compreenderá todos os conteúdos ministrados na disciplina de Ortodontia Preventiva.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABRÃO, Jorge; MORO, Alexandre; HORLIANA, Ricardo Fidos; SHIMIZU, Roberto Hideo. Ortodontia Preventiva: Diagnóstico e Tratamento. 1 edição. Editora Artes Medicas, 2014.

CONSOLARO, Alberto; CONSOLARO, Maria Fernanda M-O. Controvérsias na Ortodontia & Atlas de Biologia da Movimentação Dentária. Maringá: Dental Press, 2008.

MUCHA, José Nelson. Grampos e placas ortodônticas: Introdução à técnica básica de laboratório. 2 ed. Revisada e ampliada. Editora Dental Press, 2014.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, Eustáquio Afonso, BUSCHANG, Peter H. Reconhecendo e corrigindo más oclusões em desenvolvimento: uma abordagem ortodôntica orientada pelo problema. Editora: Dental Press. 1. ed., 2017.

MAIA, Francisco Ajalmar. Ortodontia: diagnóstico e planejamento. São Paulo: Santos, 2010.

MOYERS, Robert E. Ortodontia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

PROFFIT, William R; SARVER, David M.; FIELDS, Henry W. Ortodontia contemporânea. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

TIBERIO, Sandra. Ortodontia clínica: multidisciplinar e contemporânea. São Paulo: Santos, 2010.