DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL FIXA II CÓDIGO: 40-776 PRÉ-REQUISITO: 40-770 CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Prótese parcial fixa três ou mais elementos. Elementos componentes. Indicações e contraindicações. Princípios biomecânicos. Preparo intrarradicular. Exame clínico e preparo do paciente. Dente suporte. Prótese provisória de proteção. Moldagem. Retentores. Pônticos. Conectores. Cimentação provisória e definitiva Montagem em articulador semi-ajustável. Prótese adesiva.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar aos acadêmicos o conhecimento necessário para determinar a indicação de próteses parciais fixas (PPF) de três ou mais elementos, bem como para o planejamento e confecção das mesmas em pacientes.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Proporcionar aos acadêmicos embasamento teórico para o planejamento e execução das fases clínicas e laboratoriais necessárias para a execução de PPF. - Possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades práticas referentes a cada etapa envolvida na confecção de PPF de três ou mais elementos.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA As aulas serão conduzidas na construção do aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando as condições de solucionar, com sucesso, tarefas essenciais da prática em diferentes situações. Para isto poderão ser desenvolvidas atividades de pesquisa com busca por literatura; estudos de casos com a utilização dos materiais em cada situação; estudos por meio da metodologia da problematização levantando as diferentes possibilidades de tratamento com os recursos disponíveis, aprendizagem baseadas em problemas, buscando alternativas para a resolução, seminários individuais ou em grupos e simulações laboratoriais com as técnicas e materiais preconizadas na disciplina. Para estas atividades serão empregados recursos audiovisuais que favoreçam a visualização das técnicas desenvolvidas com repetição sistemática para completo desenvolvimento manual e científico. Para uma experiência ainda maior poderá ser realizado atendimento clínico aos pacientes na Clínica Escola com ênfase ao planejamento e execução de tratamento reabilitador.
6 AVALIAÇÃO Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.
Atividades avaliativas e pesos:
*Provas teóricas → individuais e sem consulta.
Observações Importantes:
Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:
Acordo de Convivência: Educação, respeito, gentileza, harmonia, postura ética, pro-atividade, colaboração, participação. Sugestões dos alunos: empatia, humildade, responsabilidade, paciência, persistência, compromisso.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010. PEGORARO, Luiz Fernando et al. Prótese fixa: bases para o planejamento em reabilitação oral. São Paulo: Artmed, 2013. (Biblioteca Virtual) CAMPOS, Adeliani A. Prótese fixa para o clínico. São Paulo: Santos, 2003. PEREIRA, Jefferson Ricardo. Retentores intrarradiculares. São Paulo: Artmed, 2011.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANUSAVICE, Kenneth J. Phillips, materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. EDUARDO, Carlos de Paula et al. Estética dental: como fazer e como manter. São Paulo: Santos, 2012. KINA, Sidney. Equilibrium: cerâmicas adesivas case book. São Paulo: Artmed, 2009. MCNEILL, Charles. Ciência e prática da oclusão. São Paulo: Quintessence, 2000. VOLPATO, Cláudia Ângela Maziero. Próteses odontológicas: uma visão contemporânea fundamentos e procedimentos. São Paulo: Santos, 2013. DAWSON, Peter E. Oclusão funcional: da ATM ao desenho do sorriso. São Paulo: Santos, 2008.
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